Vereadores querem o retorno da emissão do CFO pela prefeitura de Corupá

por adm publicado 20/11/2023 15h53, última modificação 20/11/2023 15h53

Vereadores querem o retorno da emissão do CFO pela prefeitura de Corupá

Aprovada na última sessão do legislativo corupaense, a indicação que pretende o retorno da emissão do CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), através da secretaria de Agricultura de Corupá. Atualmente, o documento é emitido pela Asbanco (Associação dos Bananicultores de Corupá) e por profissionais que atuam de forma particular. O documento é obrigatório para atestar a condição de sanidade de vegetais, como frutas e mudas, sujeitos à certificação desde a origem, também necessário para a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais, possibilitando o comércio e o trânsito de vegetais que estão sob controle sanitário.

A indicação é autoria da bancada do MDB e PSDB – Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Laiton Hartmann Muller e Nilton Richter, com a intenção de beneficiar todos os produtores de banana, especialmente, da agricultura familiar, os pequenos produtores do município. “A prefeitura fornecendo fica mais fácil e prático e, ela – prefeitura, tem que ajudar, facilitar a vida dos pequenos produtores”, diz o vereador Nilton Richter, um dos autores da indicação.

ANEXO

-Imagem da sessão dia 13-11-2023