Vereadores aprovam desapropriação amigável e Rota das Cachoeiras é do Município de Corupá

por adm publicado 07/06/2023 13h54, última modificação 07/06/2023 13h54

A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou na sessão desta segunda-feira (5), a desapropriação amigável da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), onde está inserida a Rota das Cachoeiras, na região da localidade do Rio Novo Alto. Com a aprovação do projeto de lei 19/2023, o local passa a ser de propriedade do Município de Corupá, assim que o prefeito em exercício Cláudio Finta, sancionar a lei.

São 1.153,66 hectares (mil, cento e cinquenta e três e sessenta e seis três hectares), pertencentes à empresa Florestal Rio Canoas Ltda, com sede em Lages (SC). Na desapropriação amigável, o município pagará à empresa o valor de R$ 650.003,00 (seiscentos e cinquenta mil e três centavos), que a mesma usará para o georeeferênciamento e regularização da área.

A Rota das Cachoeiras está fechada para os visitantes desde junho de 2020, após um ciclone bomba atingir a região e danificar as trilhas, aliado a pandemia da Covid-19. São 14 cachoeiras, em um percurso de 2.900 metros de extensão, sendo a 14ª Salto Grande, a maior de Santa Catarina. Anualmente, cerca de 40 mil pessoas visitam o parque e incrementam a economia local. “Este é um momento histórico para Corupá, pensei que isso nunca ia acontecer, mas agora é realidade”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, que lembra a importância do turismo para a economia corupaense, especialmente da Rota das Cachoeiras.

ANEXO: Imagem da14ª cachoeira Salto Grande-Imagem Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer