Vereadoras da Avevi vão propor a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher nos municípios da região

por adm publicado 16/09/2021 14h02, última modificação 16/09/2021 14h02

O Colegiado da Mulher Vereadora da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi realizou mais um encontro nesta quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Corupá. A importância da criação de um Fundo Municipal dos Direitos da Mulher em todos os municípios da região foi um dos assuntos da pauta. A Coordenadora do Colegiado, vereadora Nina Santin Camello de Jaraguá do Sul, informou que já apresentou uma proposição na câmara do seu município para a criação deste fundo. “Estaremos garantindo recursos financeiros às entidades que promovam políticas públicas e ações pelos direitos da mulher e de enfrentamento à violência contra as mulheres, assim como já fazem o Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso, que também têm o propósito de financiar projetos sociais”.

As vereadoras vão se reunir nos próximos dias com as integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher - Comdim, de cada cidade para informar sobre esta ação. O fundo, nos municípios onde já foi aprovado, está vinculado à Secretaria de Assistência Social, e o Comdim será o responsável da aplicação destes recursos. O presidente da Avevi, vereador Lairton Muller de Corupá prestigiou a reunião e disse que as propostas do colegiado estão recebendo uma atenção especial da entidade. “As vereadoras estão de parabéns pelo trabalho que estão realizando. Vamos solicitar aos executivos o atendimento as demandas apontadas neste grupo, dentre elas a Central de Libras, a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência e agora a criação deste fundo”.  O presidente aproveitou para convidar as vereadoras para a próxima assembleia que será realizada no dia 24 de setembro em Massaranduba.

A presidente da Câmara de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht, anfitriã do encontro, destacou a importância dos assuntos tratados, que são de interesse regional. “Continuamos reivindicando junto aos prefeitos dos municípios da região, a Casa Abrigo e a Central de Libras, e esperamos uma resposta”. Agradeceu a participação do presidente da Avevi, vereador Lairton Müller, e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, e aproveitou para solicitar que a entidade volte a atender as mulheres de Corupá, na questão social após procedimentos cirúrgicos, por exemplo, psicologia. A Rede Feminina apresentou para as vereadoras os trabalhos que são realizados pela entidade, destacou a Campanha Outubro Rosa deste ano que terá como tema "Amor que cabe no peito". Participaram da reunião as vereadoras de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello e Sirley Schappo, a vereadora e presidente da câmara de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht, vereadora de Guaramirim, Maria Rosana Zermiani Franz, e a vereadora de Schroeder Ana Claudia Locilha de Oliveira.

Fonte: Avevi