Sessão solene encerra primeira legislatura da Câmara Jovem de Corupá

por adm publicado 28/08/2023 13h30, última modificação 28/08/2023 13h30

Sessão solene encerra primeira legislatura da Câmara Jovem de Corupá

Respeito, valores, integridade, solidariedade, direitos, obrigações, honestidade, transparência, dignidade e lealdade são os principais pilares de ética e cidadania. Com estas palavras, a coordenadora do Programa Câmara Jovem e diretora da Câmara de Vereadores, Kida Solamon, abriu a sessão solene de encerramento da primeira legislatura dos jovens vereadores de Corupá, nesta quinta-feira (24). Prefeito Cláudio Finta, presidente do legislativo, Juliano Millnitz, coordenador da Escola do Legislativo da Avevi (Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Itapocu), vereador Lairton Hartmann Muller, vereadores, pais, professores, diretores de escolas, presidentes de entidades e secretários municipais acompanharam a sessão, presidida pelo vereador Bruno Rafaeli Rodrigues, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira.

Os primeiros 9 alunos de escolas municipais integrantes da Câmara Jovem, receberam placas com foto individual e uma placa de legislatura maior com todos está fixada no segundo piso do prédio do legislativo. Em vídeos, autoridades gravaram mensagens de incentivo e os próprios jovens vereadores falaram da experiência no legislativo. O prefeito Cláudio Finta, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara Jovem, Bruno Rafaeli Rodrigues, quando conversaram sobre o futuro de Corupá e a necessidade de novas lideranças políticas, que podem ser incentivadas ou formadas pelo programa do legislativo.

Para o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, após um ano é chegada a hora da renovação, com a entrada de novos jovens no programa, que queiram aprender e conhecer o trabalho do vereador e a importância dele na comunidade. Bruno Rafaeli Rodrigues, presidente da Câmara Jovem, afirma que “aprendeu muitas coisas que vai levar consigo para o resto da vida, entre elas, determinação para poder ajudar o município”. O primeiro presidente da Câmara Jovem, João Gabriel Severo Diehl, afirma que foi uma experiência ótima, principalmente para quem deseja um dia ser candidato. O programa tem o apoio imprescindível da Secretaria de Municipal de Educação e, conforme o secretário Joney Cícero Morosini, os alunos aprendem muito sobre o poder legislativo de Corupá e pediu aos pais que incentivem os seus filhos a participar do Câmara Jovem.

História

A Câmara Jovem é um programa iniciado em 2022. A eleição ocorreu no dia 29 de junho, com a participação de 30 candidatos alunos do 6º ao 8º de quatro escolas municipais, sendo eleitos, Raquel Ganske Sell, Bruno Rafaeli Rodrigues e Heloisa Cristina M. Borchardt (Escola Aluísio Carvalho de Oliveira); João Gabriel Severo Diell (substituído por João Victor Galvagni), Ana Cristina Borba Cavalcanti e Kyara Sulino Monteiro (Escola São José); Rafael Gessner Alegri (Escola Francisco Mees); Linda Klotz e Douglas dos Santos Walter (Escola José Pasqualini).

A instalação e posse da primeira Câmara Jovem aconteceu no dia 3 de Agosto, durante a presidência do vereador Benjamin Tamanini, que tinha a ideia do programa antes de ser eleito presidente do legislativo. “Agradeço a todos que ajudaram neste programa, alunos, pais, direção e professores das escolas, servidores da Câmara e convidar os alunos para participar da eleição para a escolha dos novos integrantes”, disse o vereador na solenidade da última quinta-feira. Coordenador da Escola do Legislativo da Avevi, vereador Lairton Hartmann Muller, parabenizou os jovens vereadores pela trajetória bonita dentro do programa, participando de vários eventos e afirmou que “a política faz parte da nossa vida, política sadia é necessária na nossa sociedade”.

Imagens: Sessão solene de encerramento da primeira legislatura da Câmara Jovem