Secretário Municipal comparece no legislativo e explica situação da saúde em Corupá

por adm publicado 15/09/2021 14h40, última modificação 15/09/2021 14h40

O Secretário Municipal de Saúde de Corupá e vereador licenciado do PSDB, Felipe Rafaelli Rodrigues, participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (13), atendendo convite do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), que queria explicações sobre a pandemia e os seus efeitos nos atendimentos da saúde. Por cerca de uma hora, o secretário explanou sobre todos os trabalhos da secretaria e respondeu questionamentos dos vereadores sobre os atendimentos, além de fazer agradecimentos, em especial aos servidores da pasta.

O secretário Felipe, abordou diversas situações relacionadas ao setor de saúde e a estrutura da secretaria: equipe de trabalho, frota de veículos, equipe de vacinação, central Covid, farmácia e vigilância epidemiológica, equipes dos postos de saúde, centro de fisioterapia e Nasf, assistência social, entre outros. Ele relatou a situação que encontrou a pasta quando assumiu o cargo em março, com profissionais exaustos, quatro (4) equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) atendendo na mesma unidade, Central da Covid-19 sem estrutura, reclamações diárias do PA 24h, filas de média e alta complexidade gigantes e paradas, e falta de profissionais na área.

Durante a presença do secretário de Saúde na sessão, foi abordada a situação das cirurgias, consultas e exames de alta e média complexidade, um problema que preocupa os vereadores e é motivo de questionamento da população, que está na fila de espera. Felipe apresentou um quadro comparativo, mostrando a demanda reprimida neste ano e o avanço da fila de espera com os atendimentos por especialidades e procedimentos. Abordou ainda o Plano Municipal de Saúde e informou sobre o estágio da licitação que vai definir uma nova empresa para administrar o PA 24h.