Morador participa de sessão e reclama do atendimento da Celesc após o ciclone extratropical em Corupá

por adm publicado 18/07/2023 15h07, última modificação 18/07/2023 15h07

O ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina na quinta-feira (13), provocou prejuízos e transtornos aos moradores de Corupá, especialmente do interior, com perdas incalculáveis aos produtores de banana. Se não bastasse essa situação, a falta de energia elétrica também causou prejuízos e indignação. Em algumas situações, moradores ficaram 5 dias sem energia elétrica e perderam o que estava guardado em geladeiras e congeladores, sem falar nos demais problemas ocasionados pela falta de luz.

Para mostrar a situação, a Câmara de Vereadores abriu espaço na Tribuna Livre, para o sr. Roberto Paulo Puriker, morador da localidade de Pedra d’Amolar. Ele contou o que a família passou ao ficar cerca de 5 dias sem energia elétrica, e cobrou providências da Celesc, especialmente na retirada de postes de energia que passam por propriedades rurais. “Não dá mais para ficar assim porque toda vida 10 a 12 casas ficam sem luz e você liga para a Celesc e ninguém resolve nada”, reclamou.

A falta de um planejamento da Celesc, que já sabia que o ciclone atingiria cidades catarinenses, foi lamentada pelos vereadores, que exigem uma equipe de plantão também na cidade nos fins de semana e a nomeação de um chefe para o escritório local. “A Celesc do tamanho que é, como empresa, tem que estar preparada para atender a população, com equipes volantes”, disse o vereador Lairton Hartmann Muller, tendo em vista que o ciclone extratropical vinha sendo anunciado há cerca de uma semana pelos institutos de meteorologia e Defesa Civil do Estado.

Desde o início desta legislatura, os vereadores cobram melhorias nos serviços prestados pela Celesc à população de Corupá. “Talvez o assunto Celesc tenha sido o que mais a gente tratou aqui na Câmara de Vereadores”, destacou o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz.

Através do presidente do Conselho de Consumidores, advogado Herrmann Suesenbach - Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores, o legislativo vai enviar ofício para a Celesc, exigindo o relatório de produtividade, motivos do atendimento precário após o ciclone, nomeação de um chefe para o escritório local, relocação de postes de energia que passam em propriedades rurais e uma equipe de trabalho permanente no município, inclusive nos fins de semana.

Imagem: Roberto Paulo Puriker