Coral Ecumênico completa 35 anos de fundação e recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores

por adm publicado 30/08/2023 10h07, última modificação 30/08/2023 10h07

O Coral Ecumênico de Corupá, completou 35 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 28 de agosto e, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi entregue uma Moção de Aplausos ao regente e os integrantes. A moção, autoria do vereador Benjamin Tamaini, foi aprovada na sessão do dia 14 e assinada por todos os vereadores.

O Coral Ecumênico foi fundado oficialmente no dia 28 de agosto de 1988, como Acec (Associação do Coral Ecumênico de Corupá). As atividades informais começaram em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município, tendo como objetivo manter a cultura da Capital Catarinense da Banana. Desde 2009, é coordenado pelo regente Wanderli Siewerdt e, atualmente, conta com 43 integrantes.

“É uma batalha diária para manter esse pessoal organizado e incentivar sempre”, destaca o vereador autor Benjamin, afirmando que é uma singela homenagem. Também agradeceu à Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, através do servidor Lucas, que sugeriu a ele a homenagem. Na sessão, estavam presentes cinco integrantes do coral, que o integram desde a fundação: Elga Berner, Silvia Ritter, Osmar Klitzke, Tarcísio Oliari, e Ingburg Kühl. O regente Wanderli Siewert, desde 2009 na função, fez um histórico da fundação do Coral Evangélico Luterano e citou o presidente vitalício, sr. Sérgio Minel (in memoriam). Lembrou da pandemia e das dificuldades em manter as atividades pela questão do distanciamento social. “A gente chama de família pela união”, afirmou.

Histórico

O Coral Ecumênico começou as atividades em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município. Há alguns anos, existiam em Corupá, dois corais: Coral Santa Cecília, da Igreja Católica e Coral Evangélico, da Paróquia Evangélica, formado somente por mulheres e em três vozes. Com o tempo, alguns integrantes saíram do Coral Santa Cecília e começaram a participar do Coral Evangélico. Assim, ambos decidiram unir-se e fundaram o Coral Ecumênico, no dia 28 de agosto de 1988. O grupo começou com aproximadamente 15 integrantes. A união proporcionou mais integração entre os coralistas.

O primeiro regente foi o padre Ilmo Dick, do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Quando o padre foi embora do município, a regência passou para a coralista Helga Seidel. Também já foi coordenado por Lane Annegret Krobot Weidner. Alguns anos depois assumiu Ilse Pfutzenreuter. Desde 2009, o coral é regido por Wanderli Siewerdt. Até 2017, o regente era pago pela administração municipal. A partir de 2018, os coralistas passam a pagar o regente, com recursos de contribuições e promoções.

Imagem Coral Ecumênico de Corupá