Combate ao maruim, vereadores querem a contratação de técnico agrícola para orientar na aplicação do CBM em Corupá

por adm publicado 30/05/2022 10h15, última modificação 07/06/2022 13h58

Após a criação do Controlador Bioativo do Maruim (CBM), as prefeituras enfrentam dois problemas para fazer a aplicação do produto e minimizar o sofrimento que eles causam à população: aplicação adequada com planejamento e produção em larga escala. O aumento da produção está sendo planejado pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu, ligado a Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), através de uma maior participação financeira dos municípios.

Já a aplicação adequada do produto envolve os moradores de áreas rurais e urbanas dos municípios, que precisam de orientação para a eficácia do CBM. Caso a aplicação não atingir todas as propriedades e for feita de forma correta, o maruim continua se proliferando e em poucos meses volta a aparecer nos locais onde aconteceu a pulverização. Sabendo desta realidade, os vereadores Benjamin Tamanini, César Antônio Rabock, Lairton Hartamann Muller e Nilton Richter, estão solicitando à prefeitura de Corupá, a contratação de um técnico para auxiliar na orientação e aplicação do CBM, além de desenvolver um trabalho mais ostensivo, com planejamento para todas as regiões do município.