Colegiado da Mulher Vereadora pressiona municípios para assumir atendimento das mulheres vítimas de violência

por adm publicado 15/07/2021 14h50, última modificação 15/07/2021 14h50

As vereadoras dos legislativos da região, integrantes do Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), realizaram mais uma reunião nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Guaramirim e continuam empenhadas em encontrar um local para atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica. Durante o encontro, elas novamente destacaram que as Câmaras já aprovaram moções apelando para que os municípios verifiquem a melhor forma de assumir esta responsabilidade.

As vereadoras visitaram a casa que já presta este serviço em Guaramirim e tem oferecido um bom atendimento para estas vítimas. Na casa podem ser abrigadas até 22 mulheres e tem atendido vítimas de Guaramirim, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba e região. No local, uma equipe preparada atende as vítimas, com psicólogo e assistente social. Atualmente a instituição se mantem com doações de pessoas físicas e necessita do apoio do poder público.

Representantes da Polícia Militar de Jaraguá do Sul e Guaramirim participaram da reunião e destacaram suas atuações através do Programa Institucional Rede Catarina de Proteção à Mulher. A Soldado Bruna Silva apresentou dados estatísticos dos atendimentos nos municípios da região e disse que foi desenvolvido um aplicativo próprio para o programa, para o atendimento ser mais rápido e efetivo e afirmou que, “A Rede Catarina é mais que a fiscalização de medidas protetivas, despontando-se como vanguarda dentre os programas direcionados à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher”.

A Coordenadora do colegiado, vereadora Nina Santin Camello, ao avaliar o encontro, disse que o grupo está se fortalecendo para defender algumas pautas importantes para as mulheres e para a população. “Estamos buscando apoio para resolver alguns problemas que se arrastam a muitos anos em nossa sociedade”, disse. A vereadora anfitriã, Maria Rosana Zermiani Franz, acrescenta que a reunião serviu também para que as vereadoras eleitas promovam a união feminina, alinhamento de ideias e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres. Participaram as vereadoras de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello e Sirley Schappo, a vereadora e presidente da Câmara de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht, vereadora de Guaramirim, Maria Rosana Zermiani Franz, e a vereadora de Schroeder, Ana Claudia Locilha de Oliveira.