Câmara Jovem de Corupá faz sessão especial com a presença dos Bombeiros Voluntários

por adm publicado 14/04/2023 13h25, última modificação 14/04/2023 13h25

Com a participação do presidente da Associação de Bombeiros Voluntários, Luiz Alberto Hack, e do comandante da corporação, Lauro Pinto Reck, a Câmara Jovem de Corupá realizou uma sessão especial nesta quinta-feira (13). A intenção é incentivar a participação de crianças e adolescentes no Projeto de Formação de Bombeiros Mirins e Aspirantes, e mostrar o bom trabalho realizado pela corporação com os jovens.

Os convidados explicaram todo o funcionamento da corporação, equipamentos e roupas usados pelos bombeiros, além de dar detalhes do projeto Bombeiros Mirins e Aspirantes. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas sobre o trabalho realizado no município e tipos de atendimentos específicos, exemplo, casos de queimaduras em incêndios. Também questionaram sobre a questão psicológica dos efetivos e voluntários, dificuldades nos atendimentos, prevenção de incêndios, como é o treinamento de voluntários aspirantes e mirins.

A Câmara Jovem tem dois integrantes que participam dos bombeiros voluntários, Bruno Rafaeli Rodrigues (aspirante) e Raquel Ganske Sell (mirim). Além disso, o presidente do legislativo corupaense, vereador Juliano Millnitz, presente na sessão, foi bombeiro voluntário por muitos anos.

Detalhes do Programa de Formação de Bombeiros Mirins e Aspirantes

Local de Realização: Sede da Associação, Rua Jorge Lacerda, 433, Centro, Corupá/SC;

Ano de Realização e Duração: Durante o ano de 2022, entre fevereiro e dezembro;

Público Alvo: crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos;

Número de pessoas a serem atendidas: 60 crianças e adolescentes

Realização dos encontros: semanalmente, aos sábados, das 08 horas às 12 horas, divididos em duas turmas, sendo uma de bombeiros mirins (10 anos completos à 13 anos, 11 meses e 30 dias) e outra de bombeiros aspirantes (14 anos completos à 17 anos, 11 meses e 30 dias).

Objetivos:

-Desenvolver atividades sócios-educativas e culturais, e específicas da área bombeiril;

-Propor atividades diferenciadas de integração com a sociedade e comunidade;

-Cooperar com projetos de inserção social, de modo a promover espaço de educação para crianças e jovens;

-Despertar nas crianças e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, o respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, às leis e demais normas.

(Fonte: Bombeiros Voluntários de Corupá)