Câmara de Vereadores de Corupá e Escola do Legislativo da Avevi iniciam processo de eleição de jovens vereadores

por adm publicado 26/04/2022 14h19, última modificação 26/04/2022 14h19

Após a aprovação da Câmara Jovem em Corupá, continuam os preparativos para a mobilização de alunos e escolas. Nesta semana, reuniram-se o presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Benjamin Tamanini, presidente da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), Lairton Hartmann Muller, assessores da entidade Ilton Piram e Francisco Schork, e a diretora do legislativo corupaense, Kida Solamon. A intenção é despertar no jovem a consciência da cidadania, da ética, aliada a responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade.

Ficou definido que a Avevi vai disponibilizar dois assessores para auxiliar na eleição, marcada para junho e início dos trabalhos – sessões – em agosto. Nesta semana, os diretores das escolas e a Secretaria de Educação do município vão receber informações de como será conduzido este pleito. Assim que a escola manifestar interesse em participar do programa e houver a definição dos nomes dos alunos, a campanha pode ser iniciada. A eleição e posse deverá acontecer no primeiro semestre do ano. O mandato terá duração de 1 ano, sem possibilidade de reeleição.

Com a implantação do programa Câmara Jovem em Corupá, os sete municípios da Avevi passam a ter suas câmaras mirins/jovens. Conforme o presidente do legislativo corupaense, Benjamin Tamanini, “é um programa pra despertar a vontade do próprio voto”, destacando que é preciso renovar, já levando em consideração que este é um ano de eleições.