Aprovada a concessão onerosa da Rota das Cachoeiras para a iniciativa privada

por adm publicado 16/11/2023 17h11, última modificação 16/11/2023 17h11

Aprovada a concessão onerosa da Rota das Cachoeiras para a iniciativa privada

A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou o projeto de lei nº 57/2023, que dispõe sobre a concessão de uso de forma onerosa da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Emílio Fiorentino Battistella, que compõe o Parque Rota das Cachoeiras. O parque fica no bairro Rio Novo, distante 14km, do centro da cidade, com área de 1.156,33 ha (mil, cento e cinquenta e seis, e trinta e três hectares). O projeto estava com a comissão de legislação, justiça e redação, presidido pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que deu parecer favorável para aprovação, após a realização de audiência pública promovida pelo legislativo.

Na justificativa do projeto de lei, o Executivo Municipal destaca a importância ecológica da área, pois está inserida em um dos últimos remanescentes de floresta atlântica de Santa Catarina, ao ecossistema brasileiro e a necessidade de preservação da beleza natural, cênica e ambientes históricos de Corupá. A concessão será feita mediante processo licitatório, pelo período de 30 anos.

Como condição para aprovação, as propostas para explorar o local terão que levar em consideração, a promoção do turismo, cultura, lazer e preservação do patrimônio público natural do Município, além de qualificar os atrativos existentes e desenvolver novas opções de serviços e entretenimento dentro da Rotas das Cachoeiras, levando em consideração o público-alvo e o Plano de Manejo do parque. As empresas interessadas também terão que apresentar propostas para investimentos significativos em infraestrutura, atividades turísticas e de conservação ao longo dos 30 anos de concessão.

A Rota das Cachoeiras está fechada para os visitantes desde junho de 2020, após um ciclone bomba atingir a região e danificar as trilhas, aliado a pandemia da Covid-19. São 14 cachoeiras, em um percurso de 2.900 metros de extensão, sendo a 14ª Salto Grande, a maior de Santa Catarina. Anualmente, cerca de 40 mil pessoas visitam o parque e incrementam a economia local.

-Imagem: 14ª cachoeira Salto Grande