Parlamentares de Corupá participam de Encontro Regional de Vereadores Mirins

por adm publicado 08/11/2022 16h27, última modificação 08/11/2022 16h27

Parlamentares de Corupá participam de Encontro Regional de Vereadores Mirins

 

          A Câmara Jovem de Corupá, com os seus nove integrantes, participou do Encontro Regional de Vereadores Mirins, promovido e organizado pela Associação das Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi). O evento aconteceu nesta segunda-feira (7), no auditório do Centro Universitário Católica, em Jaraguá do Sul, durante todo o dia. Participaram parlamentares mirins dos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Joinville, que agora faz parte oficialmente da regional, e os mirins de Balneário Camboriú, como convidados.

          A presidente da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, Bruna Lazzaroto Silva, representando os demais presidentes, discursou na abertura do encontro e destacou que esse é um momento inesquecível para os participantes, pois é uma chance de se tornarem adultos mais conscientes de seus deveres e direitos, além da troca de experiências. “A troca de experiências oferece a oportunidade de aprendermos através da vivência de outras pessoas”, frisou. Falando na abertura, o vereador Luiz Fernando Almeida, que representando a Avevi e o legislativo jaraguaense, afirmou que é importante que todos os parlamentares mirins estejam inseridos na discussão da formação da cidadania e do conhecimento democrático, para que conheçam o funcionamento das instituições políticas, sobre tudo do papel e importância do Poder Legislativo.

          No período da manhã foram realizadas duas palestras, com os temas “Lugar de mulher é onde ela quiser: inclusive na política”, com a professora Melissa Figueiredo Silvestre, e “A importância dos legislativos municipais e a participação do jovem na política”, proferida pelo cientista político Humberto Dantas. Avaliando o encontro, João Gabriel Severo Diell, presidente da Câmara Jovem de Corupá, elogiou os palestrantes, a organização do evento e destacou a palestra sobre a participação das mulheres na política. “Me chamou atenção foi a quantidade de vereadoras mirins participando, elas estão tendo coragem, quebrando tabus”, avaliou.

Colaboração matéria: Avevi/CVJS