SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO DE CORUPÁ PARTICIPOU DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES, PARA EXPLANAR OS TRABALHOS

por adm publicado 12/06/2024 15h05, última modificação 12/06/2024 15h07
A Tribuna foi ocupada pelo Secretário Loriano Rogério Costa e pela Gerente de Turismo Glauce Inês de Araújo.
Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada dia 10/06/2024, representantes da Secretaria municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Corupá usaram a Tribuna Livre para explanar sobre as atividades desenvolvidas durante os últimos 3 anos e os projetos em andamento.
A Tribuna foi ocupada pelo secretário Loriano Rogério Costa (Kutcha) e Glauce Inês de Araújo, Gerente de Turismo de Corupá.
INFORMAÇÕES DO TURISMO APRESENTADAS NA CÂMARA DE VEREADORES
*Corupá está inserida na Região Turística Vale dos Encantos;
*População estimada em 16 mil habitantes;
*Possui mais de 65% da mata atlântica preservada;
*É a Capital Catarinense da Banana, possuindo a Indicação Geográfica da Banana Mais Doce do Brasil da Região de Corupá;
*É um grande produtor de plantas ornamentais no Estado. O cultivo em grande escala de plantas ornamentais, além de orquídeas, abastecem os mercados nacional e internacional.
*É destino dos apreciadores do ecoturismo, turismo de aventura, turismo religioso e turismo rural (turismo de experiência).
ATRATIVOS NATURAIS:
*CACHOEIRA DA USINA
*GRUTA DA SANTA
*PARQUE BEIRA RIO
*PARQUE NATURAL DO BRAÇO ESQUERDO
*PRAINHA DA OMA
*RECANTO DO CARVALHO
*RECANTO DO GAUDETE
*RECANTO MORADA DOS LAGOS
*SITIO ÁGUA MÃE
DEMAIS ATRATIVOS:
•BANANAS GOSTOSAS – reúne produtos de banana, artesanato, lembrancinhas para os turistas
•FAMÍLIA SIEWERT
•MARIA FUMAÇA
•MIRANTE DA FRANCISCO MEES
•ORQUIDÁRIO CATARINENSE (SEIDEL)
•SEMINÁRIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
•SÍTIO ÎANDÉ
•VALE DOS BÚFALOS
PRODUTOS TURÍSTICOS:
Rotas de Cicloturismo: Circuito de Cicloturismo das Araucárias e Circuito de Cicloturismo do Vale dos Encantos.
Nossa Grande Maravilha, que compõem as 7 Maravilhas do Vale dos Encantos: SEMINÁRIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
A Rota uma Doce Aventura.
PARCERIAS E TRABALHOS DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO:
Programa Rotas e Roteiros – Destinos do Quirirí. Programa realizado através do Sebrae.
UDESC, através do projeto “Integra”. Trabalha a integração entre os atores responsáveis pelo desenvolvimento do turismo, bem como a integração com a comunidade. Através de trabalho de campo, foram identificadas demandas a serem trabalhadas/desenvolvidas.
Consultoria com o Dr. Eduardo Mielke, através da AMVALI. Trabalha o aprimoramento do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. Trabalho junto ao trade turístico, com capacitação e desenvolvimento de rota turística e todos os processos que compõem o desenvolvimento e comercialização da mesma. Projetos de captação de investimento. Realização de FAMTOUR regional, e posteriormente nacional.
Participação em grandes feiras de turismo, como a Outdoor Expo, de Joinville; e a BNT Mercosul em Balneário Camboriú, visando inserir Corupá com um destino turístico a ser ofertado nacionalmente. Temos ainda a Expocatólica a ser realizada em julho, em São Paulo, e a Shimano Fest (feira focada no cicloturismo) a ser realizada em agosto em São Paulo.
Projeto da Rua Coberta, na estação ferroviária de Corupá, visando proporcionar um ambiente mais agradável e seguro para os turistas embarcarem na Maria Fumaça, bem como proporcionar um ambiente de qualidade para a realização de feiras de artesanato e produtos locais, além de pequenos eventos. No ano de 2023 tivemos 6.899 turistas fazendo o passeio de Maria Fumaça. Em 2024, de janeiro a junho foram 2.759 passageiros.
Os Vereadores parabenizaram o Secretário Kutcha pela atuação e esforço em mostrar o que temos de melhor no setor do Turismo, e pela inclusão do Município de Corupá na Rota do Turismo Estadual.