Padre João se despede de Corupá e recebe Moção de Aplausos e Congratulações da Câmara de Vereadores

por adm publicado 13/12/2021 16h52, última modificação 13/12/2021 16h52

O pároco da igreja matriz São José, João Sebastião Boing, 68 anos, se despede de Corupá, neste mês de dezembro. Após nove anos atuando na paróquia no centro da cidade, ele vai para o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul. Em sessão do legislativo, os vereadores aprovaram uma moção de Aplausos e Congratulações ao pároco, autoria de todos os legisladores, pelos inestimáveis serviços prestados ao Município de Corupá.

A moção destaca que a vida do padre serve de exemplo para esta e futuras gerações, tendo como líder demonstrado equilíbrio, fidelidade aos princípios da Igreja Católica que nortearam seus passos não somente na vida religiosa, mas também nas atividades desenvolvidas na vida pública e privada. E como Sacerdote é um exemplo para sua categoria, aliando à competência que lhe é própria as qualidades de lealdade, dedicação e honradez. Neste ano, Pe. João celebra 37 anos de vida sacerdotal. Também faz menção ás obras realizadas pelo sacerdote, em especial a pavimentação do pátio da Igreja Matriz, local transformado em estacionamento sem cobrança no centro da cidade.

Padre João Sebastião Boing

Padre João Sebastião Boeing nasceu em 17 de maio de 1953, na localidade de Vargem Grande, município de São Martinho, sul de Santa Catarina. É filho de Antônio e Leopoldina Boeing, sendo o quinto filho de 10 irmãos. Até a 5ª série do primeiro grau estudou em Vargem Grande e a partir de 1968 estudou no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá. O 2º grau estudou em Curitiba. Em 1975 inicia o noviciado. Professou seus votos de pobreza, obediência e castidade em 02 de fevereiro de 1976, seguindo após para Brusque, onde cursou a faculdade de Filosofia. Concluída a faculdade e ainda como frater (tratamento dado a clérigos ainda não padres e a leigos pertencentes a uma congregação religiosa), trabalhou durante dois anos na formação dos seminaristas em Corupá. Em 1981 iniciou a faculdade de Teologia, em conjunto com trabalhos pastorais. É ordenado sacerdote em 29 de dezembro de 1984, por Dom Osório Bebber, então bispo de Tubarão. Ordenado sacerdote, Padre João começa a sua jornada, entre 1985 e 1987, na paróquia de Vila Maria, na cidade de São Paulo. Entre 1988 e 1990, foi pároco em Crissiumal (RS). Entre 1991 e 1997 foi diretor do seminário de Corupá. Entre 1998 e 2000 foi pároco na paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul. Entre 2001 e 2002 trabalhou na paróquia de São Bento do Sul e a partir de 01 de fevereiro de 2003 até o 15 de novembro de 2011, foi pároco de Rio Negrinho. Assumiu a Paróquia São José em Corupá em 29 de janeiro de 2012, ficando até dezembro de 2021.

Obras/trabalho

Neste período em Corupá, Pe. João tem procurado atender as mais de 12 comunidades paroquiais e suas pastorais, auxiliado por um vigário, pastorais e leigos. Mesmo lutando com todas as dificuldades de saúde, tem se mostrado um exemplo na sua missão de pregação da palavra de Deus, celebração dos sacramentos e na coordenação e orientação da comunidade. Deixa sua marca valorosa na administração da Paróquia São José, através das reformas efetuadas, no Salão Paroquial, que leva o nome do colaborador Kurt Linzmeyer, Casa Paroquial, Galpão Paroquial Ermínio Moretti, e a Igreja Matriz São José, com a imagem do Santo São José na torre, destaca-se pela beleza que proporciona aos moradores e fiéis católicos. Outra obra realizada pelo Pe. João, e que demonstra a preocupação com a comunidade corupaense é a pavimentação asfáltica do pátio da Igreja Matriz, e a permissão de estacionamento gratuito na região central da cidade.

Rosangela Aparecida Soares Furst
Rosangela Aparecida Soares Furst disse:
21/07/2023 17h10
Padre abençoado, que salvou muitas vidas sendo um maravilhoso conselheiro.Que Deus continue ao seu lado sempre abençoando e protegendo.
Comentários foram desativados.