Hospital São José mostra em ­­­números a melhoria no atendimento do PA 24h de Corupá

por adm publicado 18/02/2022 10h32, última modificação 18/02/2022 10h32

A direção do Hospital e Maternidade São José, de Jaraguá do Sul, apresentou aos vereadores de Corupá, uma prestação de contas dos atendimentos e melhorias realizadas no Pronto Atendimento 24h (PA 24h), relativos a três meses (novembro e dezembro de 2021 e janeiro deste ano). Participaram da sessão, o diretor geral Mauricio José Souto Maior, gerente assistencial Renan Urach, e o coordenador do Pronto Atendimento Diego Eilert. Através de slides, os vereadores tiveram conhecimento dos números relativos aos atendimentos e melhorias desde novembro, quando o hospital assumiu a direção do PA.

Em relação aos atendimentos feitos à população, chamou a atenção os casos não urgentes durante o dia, que somam 87%, contra 13% de urgência e emergência. Atendimentos: atendimento global, atendimentos por nível de urgência, tempo de espera para acolhimento, número de atendimentos por urgência, emergência, não urgente (87%), perfil epidemiológico, média de atendimentos dia/mês, atendimento médico por hora, origem dos atendimentos (bairro), exames laboratoriais, exames de Raio-X.

Melhorias

Entre as melhorias destaca-se o Laboratório e Raio-X 24h, que proporcionou agilidade no diagnóstico médico, maior assertividade no tratamento e diminuição de transportes para unidades de referência. A equipe do PA ganhou o reforço técnico de enfermagem, auxiliar de higienização, assistente administrativo e assistente administrativo da farmácia. Já a centralização da farmácia está possibilitando maior segurança no controle de medicamentos potencialmente perigosos, diminuição de desperdícios, agilidade no fluxo de dispensação de medicamentos e melhoria no controle de estoque. Além de todas essas melhorias, houveram avanços na estrutura física e tecnológica, com a implementação de rotinas de testagem diária dos equipamentos de atendimento à emergências, rotinas de calibração dos equipamentos, implantado cronograma de manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e estrutura física, além da nova pintura da fachada do prédio, em parceria com a Associação Empresarial.

Em três meses de administração do PA 24h, os atendimentos aumentaram em 28%, passando de 2170 para 3001. Outro fator positivo apresentado durante a explanação do coordenador do Pronto Atendimento, Diego Eilert, é sobre o tempo de espera para acolhimento, que baixou de 15 minutos para 13 minutos.