Vereadores solicitam mais segurança em escolas de Corupá

por adm publicado 11/04/2023 16h21, última modificação 11/04/2023 16h21

Vereadores solicitam mais segurança em escolas de Corupá

A intenção é que sejam instalados detectores de metal, portas giratórias, interfones, muros altos e câmeras de segurança

Os vereadores de Corupá, estão solicitando à prefeitura, que elabore um projeto de lei com medidas para aumentar a segurança nas escolas municipais e particulares no município. A situação foi discutida durante sessão do legislativo, após a apresentação de uma indicação assinada por todos os vereadores, na qual eles reivindicam ao Executivo, a elaboração de um projeto de lei com estas medidas, tornando-as obrigatórias. A proposta surge em um momento em que há cada vez mais casos envolvendo a entrada de armas de fogo ou armas brancas em escolas e após o Governo do Estado, anunciar algumas ações nas escolas estaduais, como a presença de vigilante armado e rondas pela Polícia Militar.

Na indicação, os vereadores solicitam que o projeto de lei torne obrigatório a construção de muros ou grades com altura mínima de 2,5 metros, instalação de interfone, detector de metal, porta giratória e câmeras de segurança. Além disso, que seja obrigatório que todas as escolas fechem suas entradas nos horários de aula, com outras pessoas só podendo entrar no local depois de contato por interfone com a direção, professores ou funcionário designado.

Justificando a proposta, os vereadores afirmam ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Na defesa da indicação, o idealizador, vereador e professor Lairton Hartmann Muller, afirmou que é preciso limites e fez um apelo aos pais, dizendo que está assustado, e revelou, os jovens estão agredindo os pais em Corupá, ao tentar impor limites. “Nós falhamos na primeira infância”, disse, pedindo uma reflexão a todos. O presidente do legislativo corupaense, vereador Julilano Millnitz, considera importante a capacitação e orientação dos profissionais da educação, sugerido pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, mas destacou a importância de profissionais de vigilância habilitados e treinados, além da colocação de câmeras de segurança que identifique pessoas.