Vereadores de Corupá querem acostamento pavimentado na BR-280, e apelam para o Presidente da República e o Ministro da Infraestrutura

por adm publicado 31/05/2021 14h03, última modificação 31/05/2021 14h03

A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou uma Moção de Apelo, direcionada ao Presidente da República, Jair Bolssonaro e ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, solicitando a construção de acostamento na BR-280, entre Corupá e Jaraguá do Sul. A iniciativa é dos vereadores Benjamin Tamanini (MDB), Cesar Antônio Rabock (PSDB), Lairton Hartmann Muller (MDB) e Nilton Richter (MDB). O trecho entre os quilômetros 66,8 e 84,3, não é pavimentado e possui grande fluxo de pessoas que transitam pelo acostamento tendo em vista o aumento populacional em bairros localizados as margens da rodovia nos dois municípios. E para completar o descaso, este é um dos únicos trechos de rodovia federal pavimentada sem acostamento em Santa Catarina.

Em 2012, foi celebrado contrato entre o Governo Federal e o Consórcio Mafrense/EMPO, para a execução de obras de revitalização rodoviária - recuperação, restauração e manutenção - porém, isso não aconteceu devido a falência da contratada, ocorrendo a rescisão contratual. A moção objetiva a retomada da obra, que já foi licitada, contudo não iniciada. Os vereadores apelam ao Presidente da República e ao Ministro da Infraestrutura, para que prossigam com a obra, especialmente quanto a revisão e atualização do projeto executivo, orçamento e licitação do serviço.

Os vereadores destacam que o acostamento é estreito, não pavimentado e tomado pela vegetação, com os moradores percorrendo o percurso diariamente a pé ou de bicicleta, sem qualquer segurança. Também não existe tratamento adequado de incorporação e desincorporação da rodovia, ocasionando falta de segurança aos usuários.