Vereadores da Avevi em assembleia recebem deputados e tratam sobre obras e recursos para a região

por adm publicado 27/09/2021 16h26, última modificação 27/09/2021 16h26

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi realizou na última sexta-feira (24) assembleia geral para seus associados na Câmara Municipal de Massaranduba, sendo convidados os deputados, Vicente Caropreso, Carlos Chiodini e Fábio Schiochet, para uma análise das obras e recursos reivindicados pelos vereadores e para se inteirar dos trabalhos de cada deputado.

O Deputado Estadual Vicente Caropreso foi o primeiro a apresentar seu trabalho. Ele deu ênfase ao setor de infraestrutura. Fez um relato das obras que estão sendo realizadas pelo estado na região. Sobre a BR-280, trecho estadualizado entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, informou que já foram investidos R$ 105 milhões na primeira fase da obra. Estão iniciando as obras do viaduto do Acesso ao Bairro Guamiranga e a Ponte do Portal com um investimento de mais R$ 56 milhões.

Sobre a SC-108 estão previstos R$ 350 milhões para duplicação do trecho entre Guaramirim e Massaranduba. Está sendo realizado o estudo de impacto ambiental e a readequação do orçamento do projeto. A previsão de assinatura do edital de licitação pelo estado é de 45 dias. Na SC-110 será feita a revitalização do trecho entre Jaraguá do Sul e Pomerode, até o fim do domínio estadual, a ordem de serviço está pronta pelo estado. O valor orçado para a obra é de R$ 40 milhões.

A pavimentação do trecho de 13,5 km entre Luiz Alves e Vila Itoupava também foi destacada pelo deputado, o valor previsto para a obra e de R$ 50 milhões. A Amvali e o município de Luis Alves assumiram o custo e contratação do projeto ambiental. A previsão de entrega deste projeto é de 30 dias.  A licitação da obra pelo estado deverá ser feita daqui a 60 dias. A região deverá ser contemplada deverá ser contemplada com outra obra, o contorno oeste de Jaraguá do Sul, do Bairro Tifa dos Monos até a Barra do Rio Cerro, o valor previsto é de R$ 120 milhões. O projeto executivo está concluído e já entregue à Amvali, para acelerar o processo, a licitação deverá acontecer daqui a 60 dias.

O Deputado Federal Fábio Schiochet fez a sua apresentação destacando principalmente o volume de recursos conquistados pelo seu mandato para o estado. Foram mais de R$ 100 milhões, 50% destes recursos foram destinados para o setor de saúde. E mais de R$ 34 milhões foram aplicados em infraestrutura urbana/rural e incremento FPM para investimento. Para os municípios do Vale do Itapocu foram destinados mais de R$ 15 milhões.

A obra de duplicação do trecho urbano da BR 280 com um investimento de mais de R$ 180 milhões pelo Governo do Estado, foi também uma solicitação do deputado, “me orgulho de esta ter sido a minha primeira ação como deputado federal eleito, pedir ao Governador a realização dessa obra, mostrei a ele a importância da obra para o desenvolvimento da economia local e a importância da nossa região para o desenvolvimento de Santa Catarina”. Schiochet disse que está em contato permanente com o ministério de infraestrutura para agilizar as obras de duplicação do trecho Jaraguá do Sul a São Francisco do Sul.

O Deputado Federal Carlos Chiodini informou para os vereadores que conquistou mais de R$ 30,5 milhões para a região. Grande parte, R$ 12,5 milhões aplicados na saúde, mais de R$ 7 milhões na infraestrutura, e outros setores também foram contemplados, agricultura, turismo, social, educação, esporte, cultura, inovação e segurança.

Sobre seu trabalho na Câmara dos Deputados deu ênfase a Comissão de Viação e Transportes que está presidindo. Único catarinense a estar à frente desta importante comissão na câmara dos deputados. “Já realizamos, 54 reuniões, 130 proposições aprovadas, estamos realizando uma força-tarefa com mais de 80 de horas de reuniões. O volume de trabalho triplicou”.

Os deputados receberam do Colegiado da Mulher Vereadora um ofício solicitando apoio na reivindicação de uma Casa da Mulher Brasileira junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Esta casa será importante para que seja disponibilizado na região um espaço que reúna, num mesmo local, diversos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência.

O presidente a Avevi, vereador de Corupá Lairton Muller, encaminhou para os deputados a nova pauta de reivindicações, com os pleitos da legislatura anterior e com algumas sugestões dos atuais vereadores. As principais sugestões; Atenção a reforma tributária, ao Pacto Federativo (aumento do repasse do FPM para 25%), atenção a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, atuação na criação de programa de prevenção de cheias, ações em vista da utilização adequada dos resíduos sólidos, desenvolver estudos voltados à mobilidade urbana nos municípios da região.

Fonte/Foto: Avevi