Vereadores conhecem a estrutura do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí em Timbó

por adm publicado 17/05/2023 15h35, última modificação 17/05/2023 15h35

Os vereadores de Corupá, Loacir Campregher, Arno Celso Neuber, Cesar Antonio Rabock e Lairton Hartmann Muller, estiveram na cidade de Timbó (SC), nesta terça-feira (16), onde conheceram toda a estrutura e instalações do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Os vereadores estavam acompanhados do prefeito em exercício Cláudio Finta e secretários da administração municipal.

A visita dos vereadores foi motivada pela problemática do lixo na nossa cidade, nas questões de coleta, destinação, reciclável e educação ambiental. A comitiva corupaense conheceu detalhes de todo o processo que envolve o lixo em 15 municípios daquela região, que formaram um consórcio, para juntos encontrar soluções viáveis economicamente e ambientalmente.

Tudo começou há 20 anos, quando em razão de problemas ambientais comuns decorrentes de atividades próprias do crescimento econômico-social, os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó deram início ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. Hoje são 15 municípios consorciados. Desde o ano de 2017, é realizado um trabalho de educação ambiental nas escolas dos municípios. “É a forma correta, iniciar o trabalho na base, pela educação”, comenta o vereador Loacir Campregher, que classifica a visita como um aprendizado. A cooperativa de recicladores que administra os resíduos dentro do CIMVI, não tem funcionários, mas cooperados, no total de 60, tendo como o objetivo principal desenvolver um trabalho de cooperação com os recicladores de cada cidade integrante do consórcio. O objetivo até o ano de 2030, é que apenas 5% do lixo recolhido seja enterrado, um aproveitamento de 95% do material coletado.

IMAGEM:

-Vereadores em galpão de resíduos da cooperativa - Trabalho é terceirizado pelo CIMVI