Vereadora solicita implantação de uma unidade de saúde no bairro Bomplandt

por adm publicado 02/03/2022 14h31, última modificação 02/03/2022 14h31

Vereadora solicita implantação de uma unidade de saúde no bairro Bomplandt

Os vereadores de Corupá, aprovaram a indicação nº 04/2022, apresentada pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), solicitando a implantação de uma Unidade de Saúde (Programa Saúde da Família-PSF), no bairro Bomplandt. Justificando a necessidade da obra, a vereadora diz que, a unidade PSF do centro, onde são atendidos os moradores do Bairro Bomplandt, encontra-se com um número excessivo de pacientes, num total de 5.000, sendo 4.040 oriundos de parte do Ano Bom, Centro, Bomplandt, Oswaldo Amaral, XV de novembro, Br-280 e somando-se a estes o Ano Bom Fundos, com 1.020, Rio Natal com 250 pessoas (pertencentes ao município de São Bento do Sul). Acrescenta que, “cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000”.

Conforme a vereadora, a construção da ponte ligando os bairros Bomplandt e Ano Bom, facilita o acesso dos moradores do Ano Bom, repartindo o número de pessoas do PSF 3, e irá melhorar e facilitar a vida dos moradores daquela região, além de estar perto da Creche do Bomplandt, compondo equipamentos de Educação e Saúde naquela localidade e com a possibilidade de ser construída uma Academia ao Ar Livre”, afirma. Sobre os recursos para a obra, Bernadete diz que a unidade de saúde poderá ser construída com recursos oriundos do Ministério da Saúde, e ter sua manutenção também com recursos da Atenção Básica, tendo a prefeitura somente uma contrapartida. Em relação ao terreno, informa que a prefeitura já tem uma área no bairro, na frente da creche.