Vereador solicita à prefeitura tratamento diferenciado para consumidores de energia elétrica com o sistema fotovoltaico em Corupá

por adm publicado 15/03/2023 15h06, última modificação 15/03/2023 15h06

Vereador solicita à prefeitura tratamento diferenciado para consumidores de energia elétrica com o sistema fotovoltaico em Corupá

 

O município de Corupá, conta atualmente, com 399 (trezentos e noventa e nove), unidades consumidoras com a instalação do sistema fotovoltaico – energia solar, de um total de 7.290 ligações de energia elétrica no município, em residências ou empresas. O custo aproximado da instalação é de cerca de R$ 30 mil (trinta mil). Mesmo assim, quem instalou o sistema continua pagando a taxa de consumo da Celesc e a Cosip (Contribuição de Serviço de Iluminação Pública). No entanto, a taxa da Cosip é maior que cobrada pela Celesc.

Através de meios eletrônicos, um munícipe enviou uma sugestão em forma de ofício, ao vereador Lairton Hartmann Muller, que também foi protocolada no legislativo, solicitando uma revisão no modelo atual de cálculo da taxa, que hoje leva em consideração o consumo apontado na fatura de energia de cada consumidor para o novo critério que, ou considera a metragem de testada do terreno, levando em conta que se trata da área de iluminação pública beneficiada ou que o critério atual passe a considerar na medicação o desconto da energia gerada nos microssistemas de geração fotovoltaica. Destaca que a produção de energia solar é apenas deduzida no corpo da fatura e não no resumo total do consumo usado para rateio da Cosip.

O vereador apresentou uma indicação, solicitando à prefeitura que seja revisto e regulamentado o tratamento diferenciado em relação ao percentual cobrado da Cosip, para os consumidores que tem instalado o sistema fotovoltaico. “O investimento realizado pelo proprietário, tem o intuito de diminuir os custos de energia elétrica a médio e longo prazo, não sendo justo, que tais unidades consumidoras continuem pagando os mesmos valores a título de Cosip, que os demais consumidores”, disse, acrescentando que um é caminho para o município atender e ajudar os contribuintes que investem em sistema fotovoltaico.

 

-Imagem ilustrativa de sistema de energia fotovoltaica - httpspixabay.comptphotossolar-cobertura-energia-solar-2666770