Vereador mostra vídeo da coleta de lixo, solicita informações e a elaboração de projeto ou apoio de incentivo e campanha de conscientização

por adm publicado 03/05/2021 00h00, última modificação 10/05/2021 15h06

A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou a indicação nº 72/2021 e um requerimento do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), solicitando providências da prefeitura sobre a coleta do lixo reciclável no município e informações sobre o trabalho que é feito atualmente na cidade. O vereador sugere que a prefeitura elabore projeto ou programa, no sentido de promover campanhas de engajamento da população, para adesão e a prática de reciclagem. O vereador Alfredo, também quer uma iniciativa da prefeitura em desenvolver e fomentar projetos através de incentivo, objetivando o destino correto e reaproveitamento de materiais recicláveis.

Para o vereador, “reciclar é necessário, projetos não faltarão e, como resultado desses projetos, cremos num rápido retorno à nossa cidade, com recursos não apenas da venda dos recicláveis”. Lembra ainda que, à exemplo de outros municípios, Corupá tem que cumprir a legislação sobre o assunto, que estipula prazos para a correta destinação dos resíduos sólidos. Através um vídeo feito pelo próprio vereador, ele mostra a coleta de lixo, com diversos materiais sendo misturados no caminhão coletor.

Na mesma sessão, o vereador também apresentou um requerimento, nª 12/2021, solicitando informações da prefeitura sobre a coleta de lixo reciclável no município de Corupá, para auxiliar no desenvolvimento de programa de coleta seletiva e apoiar os recicladores existentes no município:

1) Qual o nome do Secretário responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU);

2) Qual a empresa que promove a coleta RSU?

3) Cópia do Contrato e/ou contratos da coleta atual;

4) Números da geração e coleta de RSU (toneladas por dia/mês), números de empregados e veículos?

5) Seja informado a esta Casa de Leis, qual o atual cenário da reciclagem no município de Corupá, se existe cooperativa? Catadores avulsos? Se o município possui controle sobre a coleta de reciclável? Onde funciona o depósito e de que maneira é estocado o lixo reciclável?