Talentos de Corupá na educação são reconhecidos e homenageados pela Câmara de Vereadores

por adm publicado 16/03/2022 10h50, última modificação 16/03/2022 10h50

Três corupaenses tiveram o seu talento e esforço reconhecidos pela Câmara de Vereadores e foram homenageados com a Moção de Votos de Aplausos e Louvor, em sessão nesta segunda-feira (14). Mariana Furtado Bergmann, Cristina Aparecida Jark Stern e Eduardo Gabriel Benkendorf. A proposta da homenagem é autoria de todos os vereadores e foi aprovada na sessão do dia 7 de fevereiro deste ano. A doutora Cristiana, não pôde estar presente e foi representada pelos pais Carlos (Bubi) Michel e Carin Stern. Familiares, amigos e conhecidos lotaram o plenário Aroldo Kühl, e acompanharam depoimentos em vídeo e pronunciamentos emocionados, fazendo os pais chorar de orgulho e felicidade com o reconhecimento do esforço dos filhos e deles.

Ao falar na tribuna, o vereador Lairton Hartmann Muller (MDB), que é professor na rede pública estadual, fez um breve relato dos históricos de vida escolar de cada um dos homenageados, e lembrou da alegria dos pais com o sucesso dos filhos. A doutora Cristina, impossibilitada de comparecer na sessão por compromissos profissionais, foi representada pelos pais, e enviou um vídeo, quando lembrou da falta de investimentos, do descaso com as universidades atualmente. Reconheceu o que os pais fizeram por ela, afirmando que “foi todo o esforço e investimento deles na minha educação que me fez chegar até aqui”.

Mariana Furtado Bergmann

Sempre estudou em Escola Pública, tendo concluído o ensino fundamental na Escola de Educação Básica Teresa Ramos; é filha de Emanuela e Vilmar, tendo Ana Clara como irmã caçula. Fez iniciação científica, tendo como professora a também corupaense Cristina Aparecida Jark Stern. Em 2020 participou da XLIII (43ª) Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências em comportamento, contando com conferencias, com participação de neurocientistas nacionais e internacionais, ficando surpresa quando recebeu o prêmio de jovem neurocientista naquele evento. Em 2021, junto com seus colegas Heloísa, Ana Maria, Jefersonn e Cristina, foram agraciados com Menção Honrosa na XLIV (44ª) Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, que aconteceu on-line entre 05 e 09 de outubro de 2021 (dados retirados da entrevista de Mariana, concedida ao jornalista Cláudio Augusto Silvino, proprietário do Jornal de Corupá).

Doutora Cristina Aparecida Jark Stern

Corupaense, filha de Carlos (Bubi) Michel e Carin Stern. Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFSC. Tem pós-doutorado pelo Departamento de Farmacologia da UFSC e na Universidade de Bristol - Reino Unido. É professora do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR. Atua na área de Neuropsicofarmacologia, em temas envolvendo a neurobiologia das memórias de medo, o sistema endocanabinoide e a busca de tratamentos para os transtornos do estresse pós-traumático e de ansiedade. É membro da ReBraEM - Rede Brasileira de Estudo da Memória. Atualmente é Chefe do Departamento de Farmacologia da UFPR.

Formação acadêmica

2002 - 2007 - Graduação em Farmácia Análises Clínicas - UFSC

2008 – 2010 - Mestrado em Farmacologia - UFSC

2010 – 2014 - Doutorado em Farmacologia - UFSC

2014 – 2015 – Pós-Doutorado - UFSC

2015 – 2016 – Pós-Douorado - University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra

Eduardo Gabriel Benkendorf (15 anos)

Filho de Andréia Mees Benkendorf e Gilnei Ivan Benkendorf, irmão de Luana Caroline Benkendorf. Eduardo completou o ensino fundamental na EMEF Aluísio Carvalho de Oliveira. Sua primeira participação na OBMEP foi em 2018, quando estava no sexto ano, conquistando uma medalha de prata. Em 2019 ganhou sua segunda medalha de prata na OBMEP e uma de ouro na Olimpíada Canguru, também de matemática. Em 2020, devido a pandemia, não teve Olimpíada, que voltaram a acontecer em 2021, quando conquistou a medalha de ouro.

Imagem: Vereadores com os homenageados