Sessão solene entrega título de Cidadão Voluntário de Corupá

por adm publicado 09/12/2022 11h06, última modificação 09/12/2022 11h06

Sessão solene entrega título de Cidadão Voluntário de Corupá

 

          A Câmara de Vereadores de Corupá, entregou o diploma de Cidadão Voluntário do Município durante sessão solene realizada segunda-feira (5), no Plenário Haroldo Kühl, com a presença dos homenageados e familiares, amigos, convidados e autoridades municipais e regionais. A iniciativa partiu do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, através de um projeto de lei aprovado em 2019, que teve o apoio e subscrição de todos os vereadores, com a intenção de reconhecer o trabalho voluntário realizado por estas pessoas.

         “Eles não são santos milagreiros, nem fazem milagres de verdade, simplesmente acreditam num mundo melhor pela partilha da solidariedade, eles são solidários, eles são voluntários”, foi o pensamento que iniciou a solenidade, seguido da nominação dos homenageados e na sequência o presidente Benjamin Tamanini, declarou aberta a sessão solene. Cláudio Augusto Araújo Silvino, José Norberto Muller, Leandro José Morozini, Luiz Alberto Hack e Sérgio Menel (in memoriam), foram homenageados. No caso do ex-vereador Sérgio Menel, falecido este ano, a esposa Sheila e a filha Eliane, receberam o diploma. “É uma alegria, e um exemplo para todos nós cidadãos de como poder fazer o bem pela nossa comunidade”, disse o vereador Alfredo, falando como orador do poder legislativo durante a solenidade. O presidente do legislativo, vereador Benjamin, lembrou que “sem vocês os trabalhos sociais jamais seriam concretizados” e agradeceu aos voluntários por proporcionar sorrisos as pessoas, por estender a mão em sinal de solidariedade a quem necessita.

 

HOMENAGEADOS

-SÉRGIO MENEL

Chegou em Corupá em 13 de junho de 1964. Um dos fundadores do Grupo Escoteiro Leon Dheon, fundado na década de 80. Exerceu a função de chefe de tropa, atribuição máxima dentro do escotismo. Bombeiro Voluntário, ingressando em maio de 1982. Um dos Fundadores e Componentes do Coral Ecumênico de Corupá, desde 29 de agosto de 1988, assumindo a presidência do Coral em 02 de abril de 2009 até 22 de fevereiro de 2012. Por volta dos anos de 1971/1972 desenvolveu trabalho voluntário nas festas de igreja e escolas do  município, assumindo a responsabilidade pela organização e execução dos bingos. Ingressou na Sociedade Hansa Humbold em 06 de agosto de 1993, onde foi comandante do pelotão de tiro por 31 anos. Era sua responsabilidade a tarefa de conduzir os integrantes do Clube de Tiro na Schütznfest e também na busca de Rei. Ainda na Sociedade Hansa Humbold foi rei no clube de bolão e presidente da sociedade duas vezes. Foi suplente de vereador na legislatura 01/01/1989 à 31/12/1992 e vereador de 01/01/1993 à 31/12/1996, sendo presidente da Câmara Municipal no período de 01/07/1996 à 31/12/1996. Prestação de serviço voluntário no Clube União da 3º idade, na organização dos momentos de laser, como tardes dançantes, bingos, café e passeios (excursões), durante o período de 1998 à 2004. Trabalho voluntário em se tratando das questões ligadas ao bem estar social também no período de 1998 à 2004.

-CLAUDIO AUGUSTO ARAÚJO SILVINO

Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ): Desempenha funções vinculadas a alguns Grupos de Voluntários ligados ao Hospital ou à Casa São José (Casa de acolhimento de pacientes e acompanhantes de pacientes do Hospital São José). Atualmente atua pelo Grupo GPS na Oncologia e na Portaria Central/Internação. Responde pelo projeto de controle da distribuição, manutenção e higienização das cadeiras do Hospital. Aguarda avaliação pata participar do Grupo Saracura (Grupo que presta serviço, similar ao dos Doutores Sementinhas, no Hospital São José).

Doutores Sementinhas: integrante da trupe dos Doutores Sementinhas. O trabalho voluntário dos Doutores Sementinhas se resume na rotina de “visitar médicos” de Palhaços (clown) uma vez por semana no Hospital e Maternidade Jaraguá (Jaraguá do Sul/SC) e uma vez por mês no Lar da Criança Marcos Valdir Moroso (Guaramirim); Associação de Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região: engloba as forças de segurança pública (12° Comando Regional de Polícia Militar; 14° Batalhão de Polícias Militar, 15ª Delegacia Regional de Polícia, DEAP – Departamento de Administração Prisional, Corpo de Bombeiros Voluntários, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Defesa Civil de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Federal, etc.). Foi Bombeiro Voluntário, socorrista e motorista de ambulância, brigadista; mais de 700h de cursos voltados para APH – Atendimento Pré-Hospitalar; autor do Manual de Primeiros Socorros para Leigos, manual já validado por 2 médicos e pelo Hospital São José, que Está em fase final de edição e terá distribuição gratuita pelas redes sociais ou impresso.

 

-LEANDRO JOSÉ MOROZINI

Voluntário em Corupá, desde em 2015, no CEI Dona Nina, como membro da APP. Assumiu a presidência da APP por 2 anos, fazendo vários trabalhos em parceria com professores e pais, em prol das crianças do CEI. Graças ao trabalho realizado na APP do CEI, foi convidado a ingressar no Rotary Club de Corupá, em 2016, onde realizou vários projetos, com destaque ao projeto que sou é fundador, o ROTA KIDS. O projeto é inteiramente voltado às crianças e famílias de Corupá e região, que inclui momentos culturais, educação, esporte, saúde e informação, brincadeiras, entre outros. Participa também de um projeto em parceria com a Secretária de Saúde e Secretaria de Educação, nas campanhas de vacinação no município de Corupá, levando mais alegria às crianças com momentos com o palhaço Rota Kids, balões, pirulitos e fazendo um atendimento de qualidade à população. Trabalha também com o projeto Saúde Bucal, levando palestras sobre como escovar de forma correta os dentes e o Rotary fez a entrega de escovas dentais, em todas as escolas municipais. Criou junto ao Rotary um Projeto novo, que se chama NATAL EM MOVIMENTO, entregando em toda a comunidade kits, contendo guloseimas e material educativo, fazendo as crianças terem um dia mais feliz. Atualmente é voluntário no Projeto do Esporte, trabalhando como auxiliar técnico do CORUPÁ FUTSAL SUB 09, que disputa o Campeonato Estadual, representando o município de Corupá.

 

-JOSÉ NORBERTO MÜLLER

Desde menino foi criado para o trabalho voluntário e com 6 anos já participava com o pai nos trabalhos da construção do campo da Sociedade XV de Novembro, dirigindo a carroça que os mais velhos carregavam e descarregavam com barro. Aos 12 anos já foi eleito Guarda Esportes, serviço que consistia em lavar, engraxar e guardar as chuteiras dos jogadores, como também participava dos bailes, recolhendo garrafas e copos no salão e também nos festivais. Aos 22 anos foi eleito Presidente da Sociedade. Aos 23 anos ingressou no Lions Clube, onde por 2 vezes foi o Presidente. Em 1981, após um incêndio ao lado da sua casa, iniciou o seu trabalho mais importante, implantar em Corupá, o Corpo de Bombeiros, que primeiro funcionou como Comissão Municipal de Incêndios, e em 1987, foi oficializado Bombeiro Voluntários de Corupá. Com um grupo de amigos criou a Associação Comercial de Corupá, sendo seu primeiro secretário. Participou da criação da Associação de Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina ABVESC, sendo 6 anos vice-presidente desta entidade, se dedicando a criar pelo estado mais Corporações de Bombeiros. Por 15 anos consecutivos foi presidente da CME de Corupá. Por 25 anos levou a alegria para crianças de Corupá, como Papai Noel.

Por muitos anos criou e organizou as comemorações do aniversário de Corupá. Hoje, aos 70 anos, participa apenas do Corpo de Bombeiros, trabalho esse que já dura 41 anos.

 

- LUIZ ALBERTO HACK

Natural da cidade de Capinzal (SC), Luiz Alberto é graduado na Fundação Dom Cabral em Gestão de Negócios. Trabalhou por 30 anos no Banco do Estado Santa Catarina (Besc), passando por praticamente todos os setores da instituição, onde participou do desenvolvimento econômico das cidades por onde atuou como Piratuba, São Bento do Sul e Corupá, colaborando e fomentando empresas na concessão de crédito. Em 2002 após deixar as atividades no Banco do Estado de santa Catarina realizou o antigo sonho de ser empreendedor e adquiriu a tradicional Loja de materiais de construção Lawin, onde atuou como administrador até 2008. Sempre muito ativo na sociedade e movido pelo espirito de colaboração com as pessoas, trabalhou em diversas entidades desde muito cedo, dentre elas Clube União e Lions Clube em Piratuba, sociedades esportivas e culturais, além do Rotary Club de Corupá, onde foi presidente, trabalhando na realização das primeiras edições da Bananenfest. Em 2017, a convite de Christian Hermann, iniciou o trabalho voluntário na Associação dos Bombeiros Voluntários de Corupá, como diretor secretário, sendo eleito presidente em 2019 e reeleito em 2021, cargo que ocupa atualmente.