Projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Corupá institui a Semana de Mobilização Municipal da Doação de Sangue e Medula Óssea

por adm publicado 24/06/2021 16h22, última modificação 24/06/2021 16h22

Aprovada a instituição da Semana de Mobilização Municipal da Doação de Sangue e Medula Óssea no município de Corupá, a ser realizada em outubro. O projeto de lei, autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), foi aprovado na sessão desta semana da Câmara de Vereadores e assim que for sancionado pelo prefeito Luiz Carlos Tamanini (MDB), passa a ser lei no município, fazendo parte do Calendário de Eventos anual da cidade.

Entre as finalidades da lei está o esclarecimento e a mobilização do doador voluntário, cuja compatibilidade sanguínea permite ser doador de medula óssea em vida. Estabelece ainda que, toda pessoa entre 18 e 55 anos, poderá, se assim quiser, doar ou dispor sobre a doação de sangue e de cédulas do próprio corpo vivo, para finalidade terapêutica ou de transplante de medula óssea em qualquer pessoa. Para o vereador Alfredo, com a lei, o voluntariado irá aflorar ainda mais na cidade, através da mobilização anual provocada pela aprovação do projeto, acrescentando que, “existem doenças cujo principal problema é a ausência de solidariedade e, por isso, quanto maior o número de doadores mais fácil será encontrar um doador compatível e assim salvar vidas”. Como estímulo, o projeto prevê que o doador será isentado do pagamento da taxa de inscrição de concurso público quando fizer em média três doações de sangue em um ano.

Transplante

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes que sofrem de leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas, além de outras 70 doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico. Conforme dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), só de leucemia, o Brasil tem mais de 10 mil casos por ano. Com a demanda, é muito maior a dificuldade de encontrar um doador no círculo familiar e no país.