Programa Celesc Rural pode beneficiar mais moradores em Corupá

por adm publicado 09/06/2021 14h43, última modificação 09/06/2021 14h43

Os vereadores de Corupá, querem a extensão do Programa Celesc Rural, para mais moradores do Bairro Bomplandt. Ofício assinado por todos os vereadores, foi aprovado em sessão do legislativo corupaense, e será enviado ao Presidente da CELESC, Cleicio Poleto Martins, com cópia para o Gerente do Núcleo da Centrais Elétricas de Jaraguá do Sul, Danilson Agnaldo Mendes Wolff. Atualmente, está em construção uma linha trifásica de 4.400 metros, sendo o novo trecho, de aproximadamente 1.700 metros, uma continuidade da obra em execução.

A intenção dos vereadores é estender a linha trifásica, a partir da Estrada Bomplandt, nº 6.400 (Próximo família Modriewski), até o nº 8.100, propriedade de Leopoldo Alfonso Ganske, explica a presidente do legislativo corupaense, vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, acrescentando que isso trará benefícios aos moradores, principalmente os produtores rurais. A extensão da linha trifásica no bairro Bomplandt, contempla uma região com propriedades rurais, a maioria produzindo banana e plantas ornamentais, cujos proprietários esperam há anos a melhoria.

Sistema trifásico

No sistema trifásico, a rede elétrica é composta por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas geradas são de 127 V ou 220 V e podem lidar com potências de 25000 W até 75000 W. A instalação trifásica é a mais indicada para residências que possuem equipamentos elétricos cuja soma das potências ultrapassa 8000 W, bem como para indústrias e o comércio. (Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/sistemas-monofasicos-bifasicos-trifasicos.htm).