Presidente do legislativo visita Delegacia de Polícia Civil de Corupá e recebe reivindicações

por adm publicado 23/06/2021 13h45, última modificação 23/06/2021 15h59

A presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), esteve na Delegacia de Polícia Civil nesta terça-feira (22), após receber um convite do Agente de Polícia, Toni Roberto Isperling, nomeado responsável pela delegacia. A intenção foi saber as condições de trabalho da Polícia Civil no município, em termos de infraestrutura e pessoal.

Entre as necessidades constatadas e relatadas está a de pessoal. A delegacia tem quatro servidores, sendo dois efetivos do Estado, um cedido pela prefeitura e um Policial Militar da reserva, sendo necessários mais policiais civis concursados para agilizar o serviço. O prédio da delegacia necessita de reforma, que deve ser viabilizada com recursos do convênio entre Município e Estado.

Com uma média de 30 medidas protetivas por ano, Toni destacou a necessidade de ter em Corupá ou na região, uma Casa Abrigo, onde possam ficar as mulheres que necessitam de afastamento temporário do lar devido a ameaças dos companheiros ou familiares. Com apoio do legislativo corupaense, uma mobilização regional busca a instalação desta casa, ou a realização de convênio dos municípios da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), com algum município da região que já tem este tipo de atendimento.

Outras duas situações também preocupam e chamaram atenção da presidente do legislativo corupaense: falta de computador e a necessidade de instalação do Procon, no município. O computador com webcam é para agilizar os procedimentos policiais em tempos de pandemia, em termos de depoimentos em outros Estados e Municípios, sem a necessidade da carta precatória. Já a instalação do Procon, ajudaria na apuração, punição e ressarcimento das vítimas de golpes de estelionato na cidade, que atinge principalmente idosos, inclusive com a questão do consignado sem autorização e os golpes por telefone e internet. Para a vereadora Bernadete, “são situações que precisam do apoio de todos os vereadores e da prefeitura e vamos fazer o que for preciso para ajudar”.