Presidente do Conselho de Consumidores da Celesc participa de sessão do legislativo e explica investimentos e novas obras

por adm publicado 08/03/2023 09h36, última modificação 08/03/2023 09h36

Presidente do Conselho de Consumidores da Celesc participa de sessão do legislativo e explica investimentos e novas obras

 

O presidente do Conselho de Consumidores da Celesc, advogado Herrmann Suesenbach – oito anos no cargo sem salário, é voluntário, participou como convidado da sessão desta segunda-feira (6), da Câmara de Vereadores de Corupá. Ele, que também é assessor jurídico do legislativo, fez uma explanação dos problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica em Corupá e as constantes interrupções, explicando os investimentos feitos, o que está programado e as reivindicações da sociedade local. Atualmente, Corupá tem uma capacidade de 18,6MVA e o consumo é de 10MVA, significando que o município pode receber a instalação de novas indústrias ou ligação de novos consumidores residenciais e comerciais.

 

Avanços

         Entre as melhorias realizadas pela empresa, o presidente do conselho citou a nova linha de transmissão e a instalação de um religador, possibilitando a recursividade, ou seja, quando dá problema em uma linha a cidade é abastecida pela outra. Uma linha passa pelo bairro Itapocu e a outra segue pela BR-280. Ainda na tentativa de reduzir as interrupções no fornecimento de energia elétrica, a empresa instalou um novo alimentador, que permite a transferência de energia entre as ruas Roberto Seidel e Francisco Mees, evitando apagões em localidades do interior.

Destacou ainda os investimentos pelo programa Celesc Rural, que implantou 7km de rede, principalmente no bairro Bomplandt, onde foi procedida ainda a reforma da rede de energia elétrica na rua Otto Hillbrecht. E, por último, a instalação da comunicação via rádio no morro das antenas para a possibilidade da recursividade. “Infelizmente o fornecimento não está adequado ao que nós temos necessidade”, frisou Herrmann, e criticou a retirada de ocupantes de cargos comissionados nas agências do interior, como ocorreu em Corupá, fato que na opinião dele prejudicou o atendimento e resolução dos problemas locais relacionados a Celesc e a constante interrupção no fornecimento de energia elétrica na cidade.

 

Reivindicações/Metas

Herrmann Suesenbach, deu detalhes das reivindicações da sociedade local, que serão apresentadas ao presidente da Celesc, em reunião marcada para o dia 20 deste mês:

-Alternativas de comunicação para religamentos automáticos;

-Avaliação do aterramento dos finais de rede, que possibilitará a estabilidade no fornecimento de energia elétrica;

-Manutenção preventiva de postes, linhas e transformadores;

-Instalação de mais religadores automáticos - hoje são17;

-Liberação para a equipe de Corupá, ficar de sobreaviso nos finais de semana e fora do horário comercial durante a semana no escritório local;

-Manutenção ininterrupta inclusive no período de férias do escritório local;

-Serviço de poda da vegetação próxima das linhas – serviço a ser feito antes do verão.

 

Novos investimentos

Sobre novos investimentos projetados, Herrmann ressaltou a região do Ano Bom Fundos, no Braço Esquerdo, serão construídos 2,7km de rede; Bairro Ano Bom, em direção a usina, 3km de rede; Bairro Poço D’Anta, 3,4km de rede; Bairro Ano Bom, acesso à ETA (Estação de Tratamento de Água), 2km de rede; Bairro Bomplandt, rua Walter Hoffmann, construção de 2,3km de rede; Bairro Itapocu, rua Benjamin Tamanini, levantamento para construção de rede. O valor destas obras chega a R$ 4 milhões.