Presidente da Câmara de Vereadores de Corupá apoia movimento regional pela instalação de uma Casa Abrigo

por adm publicado 07/06/2021 10h40, última modificação 07/06/2021 16h03

A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou a indicação da presidente do legislativo, vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), solicitando que a Prefeitura firme convênio com o município de Jaraguá do Sul, para instalar a Casa Abrigo. Este é o local para onde são encaminhadas às mulheres que sofrem violência doméstica e precisam de afastamento temporário do lar devido a ameaça contínua dos companheiros, namorados ou familiares.

Cabe aos municípios instalar e manter financeiramente estes locais. No entanto, devido ao alto custo, somente 11 municípios de Santa Catarina instalaram a Casa Abrigo, conforme publicação em 2019, no site do Tribunal de Justiça de SC (https://www.tjsc.jus.br/web/violencia-contra-a-mulher/rede-de-atendimento): Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Lages, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul e São José.

Para a vereadora Bernadete, “a mobilização que iniciou em Jaraguá do Sul, através da vereadora Nina (Maria Santin Camello-PP), deve e tem que atingir toda a região para atender essas mulheres agredidas e desamparadas pelo poder público”. A ideia inicial, segundo a vereadora, é instalar a Casa Abrigo em Jaraguá do Sul e, através de convênio, atender todos os municípios da região da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu). “A intenção é dividir os custos de manutenção entre os municípios, ficando viável para os pequenos municípios, como Corupá”, diz a vereadora, acrescentando que é necessário um lugar para encaminhar essas mulheres que passam pela situação de violência doméstica ou familiar na Capital Catarinense da Banana.