Prefeito apresenta ações de 2021 e o planejamento para este ano na Câmara de Vereadores de Corupá

por adm publicado 03/05/2022 14h54, última modificação 03/05/2022 14h54

O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, participou nesta segunda-feira (2), da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, transformada em sessão especial, e apresentou o balanço das ações em 2021, e os projetos para este ano. Entre os dados apresentados, destacou investimento de 29% na área da educação, quando a constituição prevê 25%, enquanto que no setor da saúde foram investidos 22%, bem acima do que determina a legislação, que é de 15%. Na educação, destaque para reformas e ampliações de escolas e centros de educação infantil, além da compra de 69 display para escolas municipais. Na saúde, Tamanini mostrou os números dos atendimentos, a nova gestão do PA 24hs feito pelo Hospital São José, obras no prédio e compra de equipamentos.

Outro ponto abordado pelo prefeito são os investimentos na manutenção de convênios com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) e Bombeiros Voluntários, além de vagas em instituições que abrigam idosos e crianças. Para se ter uma ideia, na APAE, a prefeitura investiu em 2021 entre pagamento de professores, transporte e os custos de manutenção dos 30 alunos R$ 498.000,00, enquanto que na AMA recebeu R$ 132.000,00 para custear os 10 alunos que frequentam a unidade.

Já aos Bombeiros Voluntários foram repassados no ano passado R$ 360 mil (com contrapartida da câmara de vereadores). Neste ano, houve um aumento de 10% no valor revertido à entidade. “Às vezes, as pessoas perguntam para onde foi o dinheiro arrecadado e estas explicações detalhadas são importantes para mostrarmos os investimentos que são feitos e a população desconhece”, comentou Luiz Carlos Tamanini.          Atualmente, Corupá possui 9 crianças abrigados em dois centros especializados em Joinville, com investimento mensal de R$ 4 mil para cada uma, enquanto outros R$ 100.625,00  foram repassados ara acolhimento de 2 pessoas idosas e vulneráveis.

Infraestrutura

Obras executadas, em andamento e projetadas para iniciar em breve foram explanadas em detalhes pelo prefeito. Entre elas, reformas e ampliações de escolas e pavimentação ruas. Um vídeo produzido pela Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), foi exibido, mostrando como ficará a estrada Rota das Cachoeiras, após o asfaltamento. O projeto prevê investimento de R$ 27 milhões no asfaltamento de 15 km, recursos do governo do estado.