Os estragos provocados pela chuva foi o destaque da primeira sessão ordinária do ano da Câmara de Vereadores de Corupá

por adm publicado 07/02/2023 16h08, última modificação 07/02/2023 16h08

A Câmara de Vereadores de Corupá, realizou nesta segunda-feira (6), a primeira sessão ordinária de 2023. Tendo em vista os problemas provocados pelas chuvas dos últimos dias no município, o prefeito Luiz Carlos Tamanini, participou como convidado e explicou toda a situação, desde o dia 27 de novembro do ano passado, primeiro evento climático na cidade, até o presente momento. Ainda no ano passado foi decretada Situação de Emergência no município e a prefeitura recebeu R$ 183 mil, do governo federal.

“Apresentamos um Programa de Reconstrução dos Estragos, incluindo a recuperação dos danos provocados pelas tempestades deste ano, valor de R$ 5,7 milhões, aprovado pelos técnicos da Defesa Civil Nacional”, informou o prefeito, acrescentando que os recursos serão utilizados, principalmente, em obras de reconstrução em margens de rios e córregos. Citou como exemplo, os bairros Ano Bom e Pedra de Amolar, onde será preciso fazer enrocamento e levantamento de algumas ruas.

Os vereadores também estão atentos e cobrando a construção e colocação de 14 kit de transposição (ponte), no interior do município, convênio assinado em 2022, entre a prefeitura e o governo do estado. “O município faz as cabeceiras e o estado monta a estrutura da ponte, que são os kits de transposição”, explicou, e disse que a licitação venceu em 2022, sendo realizada outra no dia 27 de janeiro deste ano, o que está atrasando essas obras.

Durante a participação na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá, o prefeito Tamanini também detalhou os estragos provocados pelas chuvas deste ano e os trabalhos que estão sendo executados pela administração municipal, inclusive com contratação de empresas, e destacou a situação de famílias que perderam tudo e estão sendo ajudadas pela prefeitura, Defesa Civil Estadual e pessoas da comunidade. A Defesa Civil do Estado enviou ao município, colchões, cestas básicas, kits de higiene pessoal e material de limpeza. “O legislativo corupaense, todos os vereadores, estão aí para ajudar a população e a administração municipal a enfrentar este momento difícil”, afirmou o presidente Juliano Millnitz.