Livro “No Vale das Cachoeiras” é apresentado por jornalista e professora durante sessão do legislativo corupaense
A jornalista e professora Darci Rutsatz, apresentou durante a sessão do legislativo corupaense, realizada nesta segunda-feira (19), o livro “No Vale das Cachoeiras”, que conta a história da Rota das Cachoeiras. Ela usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro. Darci diz que entre os seus objetivos e intenções com o livro, “é fazer com que as pessoas tenham mais amor por este paraíso, e promover a educação ambiental, preservar e proteger o patrimônio natural da Rota das Cachoeiras, resgatar, valorizar e divulgar as suas belezas naturais”.
O livro faz parte da Campanha “Livro Livre-Literatura para Todos-Preservar é Amar, é desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. É patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Alunos trocam material reciclável por livro de literatura infantil. Em Corupá, o projeto de literatura e conscientização ambiental está na sexta edição. Ele começou em 2015 e em quatro anos (2015-2018), foram recolhidos 39.554,5 Kg de material reciclável.
Rota das Cachoeiras
O Parque Municipal Emilio Fiorentino Battistella Rota das Cachoeiras fica na da Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella, propriedade da empresa Mobasa, localidade de Rio Novo. É administrado pela Associação de Preservação Ecoturismo Rota das Cachoeiras. Foi inaugurado em 1990, no aniversário da cidade, 7 de Julho, na administração do prefeito Ernesto Felipe Blunk e vice José Norberto Müller. As trilhas foram abertas por cinco amigos, Gervásio Zanghelini, Miro Silva, Juvenal Mokwa, padre João Heidemann e Júlio Hupka, que deram nome as cachoeiras: 1ª Suspiro, 2ª Banheira, 3ª Três Patamares, 4ª Pousada do Café, 5ª Repouso, 6ª Remanso Grande, 7ª e 8ª Confluência, 9ª Corredeiras, 10ª Tombo, 11ª Palmito, 12ª Surpresa, 13ª Boqueirão, 14ª Salto Grande. Em seus 1.153,66 hectares, a reserva tem uma grande importância ecológica, pois está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina, ecossistema brasileiro que apresenta hoje menos de 8,8% de sua área original. Apesar da grande riqueza representada pela biodiversidade deste ecossistema, a RPPN é procurada fundamentalmente pela existência de 14 cachoeiras de excepcional beleza, em que através de um percurso de 2.950m pela trilha denominada Passa Águas situada ao longo do Rio Novo, é possível realizar a observação da fauna e flora, com suas exuberantes árvores encontradas no local, bem como admirar a beleza cênica proporcionada pelas cachoeiras formadas no Rio Novo. A última cachoeira, denominada Salto Grande, tem 125m de queda. O percurso leva em média 4h para ser realizado com segurança. A Rota das Cachoeiras é administrada pela Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras. Possui infraestrutura de estacionamento, banheiros com chuveiro e churrasqueiras(https://turismo.corupa.sc.gov.br/o-que-fazer/item/rota-das-cachoeiras-rppn-emilio-fiorentino-battistella). No momento, o parque está fechado para manutenção.