Escola de Música Jazz Band Elite recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Corupá

por adm publicado 05/07/2022 15h01, última modificação 05/07/2022 15h01

Com convidados lotando as dependências da Câmara de Vereadores de Corupá, a Escola de Música Jazz Band Elite foi homenageada pelos seus 31 anos de fundação neste ano. Maestros, professores, alunos, familiares e amigos participaram da sessão, além de autoridades como o prefeito Luiz Carlos Tamanini, o vice Cláudio Finta, e secretários municipais, entre eles, Loriano Rogério Costa, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, pasta a qual está subordinada a escola. José Sluminski, primeiro maestro da escola esteve presente na solenidade. Placas comemorativas de homenagem para a escola, grupo de coral e acordeonistas foram entregues durante a sessão. A Escola de Música foi fundada em 29 de maio de 1991, na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk, com o nome de Jazz Band Elite, em homenagem a antiga banda, que iniciou suas atividades em 1901.

O prefeito Luiz Carlos Tamanini lembrou da fundação da escola, quando ele era vereador, em 1991, com o objetivo de desenvolver a cultura musical e capacitar crianças, jovens e adultos para a banda culturais à comunidade, descobrindo talentos musicais e preparando músicos para integrarem. Atualmente a Escola de Música atende 230 alunos de todas as idades, que se dedicam aos estudos musicais. A escola oferece cursos dos mais variados tipos de instrumento, acordeom, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, violino, ukulelê, trompete, trombone, flauta transversal, flauta doce, além dos grupos de estudo coletivo como Canto Coral adulto e infantil, grupo de violões, Musicalização Infantil, Banda Municipal e Banda Experimental.

O Maestro Lauro Wendorf Júnior,  o professor Augusto Matheus Ogliari, do Grupo de acordeonistas, o professor Paulo Henrique de Souza Wolodozelik, regente do Coral Municipal Adulto e Infantil, receberam as comendas em comemoração aos 31 anos da escola Jazz Band Elite, entregues pelo presidente do legislativo corupaense, vereador Benjamin Tamanini, vice-presidente, vereador Juliano Millnitz, prefeito Luiz Carlos Tamanini e do secretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Loriano Rogério Costa. O Maestro Lauro Wendorf Júnior, agradeceu aos professores, maestros, coordenadores, coralistas, acordeonistas, músicos e demais integrantes da escola. Quebrando o protocolo, o primeiro maestro da Escola de Música Jazz Band Elite, José Sluminski, discursou e afirmou que “uma cidade que não tem cultura está morta, moribunda, que não é caso de Corupá”. Encerrando a sessão solene, o presidente do legislativo, vereador Benjamin Tamanini, destacou a importância da escola para a cidade, lembrando de amigos que a frequentaram e hoje são músicos conhecidos mundialmente.

HISTÓRICO

A história da Jazz Band teve seu início em 1929. A então Banda Linzmeyer deixou de existir porque vários integrantes se mudaram da cidade. Com a intenção de reestruturá-la, antigos membros da Linzmeyer fundaram a Jazz Elite. Na época, a banda foi convidada para tocar em vários estados e até tiveram fama. Porém, com o surgimento da Bossa Nova nos anos da década de 60, a música tradicional não era mais ouvida com tanta frequência, desativando a banda corupaense.

Foi em 1991 que a Jazz Elite ressurgiu, se transformando em escola de música. A Escola foi criada através da lei 758/91, em 29 de maio de 1991. A partir desta data, a escola passou a preparar e formar músicos para retomar o trabalho com uma banda musical e assim formou-se a “Jazz Band Elite”.

O nome Jazz Band Elite é uma homenagem a antiga banda, fundada em 1901 e que foi desativada por volta de 1926. No ano de fundação, 40 alunos se matricularam e a escola realizou sua primeira audição em dezembro de 1991.

A banda foi coordenada inicialmente por Kida Solamon, posteriormente de 1993 a 2004 por Maria Aparecida Rosa, de 2005 a 2008 por Lane Annegret Krobot Weidner, 2009 a 2016 novamente por Maria Aparecida Rosa e Elizabete Tomazelli. Em 2017 e 2018 foi coordenada por Roseli Siewert. Em 2019 por Lucas Zeininger e Lauro Wendorf Junior. Em 2020 por Lauro Wendorf Junior. Em 2021 por Lucas Zeininger e Lauro Wendorf e em 2022 por Lucas Zeininger e Augusto Ogliari. O primeiro professor e regente da Banda foi o Maestro José Sluminski, que muito se empenhou pelo crescimento e formação de músicos amadores e profissionais. Ele permaneceu na regência da Banda durante 11 anos, de 1991 a 2002.

No ano de 2003, o até então professor, aluno e integrante da Banda, Lauro Wendorf Junior assumiu a regência e continua até hoje à frente deste trabalho, auxiliado pelos professores Raphael Sergio Paterno, que também começou como aluno e desde 2004, atua como professor de música.

A Jazz Band Elite, desde a sua criação, fez inúmeras apresentações, participando de eventos no município, na região, estado, e até realizou viagens internacionais. Em 2002, o grupo foi ao Chile, onde participou do Encontro Internacional de Bandas na cidade de Melipilla. Em 2018, a banda voltou ao país chileno a convite do Instituto Comercial de Linares, onde participaram do 2º Encontro de Orquestras Sinfônicas e Juvenis – Región del Maule, na Província de Linares.