Câmara Jovem inicia Enquete Literária em abril

por adm publicado 30/03/2023 11h56, última modificação 30/03/2023 11h56

Câmara Jovem inicia Enquete Literária em abril

A Câmara Jovem de Corupá, inicia em abril nas escolas do município, o projeto Enquete Literária. A intenção é saber dos alunos das quatro escolas da rede municipal de educação, a preferência deles quando o assunto é leitura, envolvendo diversos gêneros, romance, ficção, ação, literatura, aventura, entre outros, além de promover o incentivo à leitura. Nesta quarta-feira (29), integrantes do parlamento jovem e colaboradores, confeccionaram as caixas da enquete, que estão sendo entregues nas escolas, onde irão ficar por uma semana.

A Enquete Literária também tem a intenção de apoiar as bibliotecas escolares, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico das escolas, e valorizar a leitura literária em seu cotidiano, proporcionando condições para que o educador faça uso coletivo do texto escrito. A ideia é da vereadora Linda Klotz, através de requerimento apresentado em sessão da Câmara Jovem, aprovado pelos demais integrantes. “Muitos alunos têm vontade de ler livros, mas não tem acesso e livros são caros”, comenta, acrescentando que, as enquetes podem servir de ponto de partida para ações culturais, políticas, econômicas, enfim, auxiliando em qualquer área.

Os baixos resultados apresentados pelos alunos das escolas públicas do ensino fundamental em avaliações como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e os dados críticos levantados pelo SAEB (Sistema Nacional de Educação Básica) sobre os indicadores de desempenho em leitura das crianças ao final dos primeiros e últimos anos do ensino fundamental, constata-se que a distribuição de acervos às escolas, alunos e professores vem cumprindo de forma tímida sua função de promover a inserção dos alunos na cultura letrada. Bruno Rafaeli Rodrigues, presidente da Câmara Jovem, diz que a enquete vai servir de base para reivindicar junto a secretaria municipal de Educação de Corupá, a compra de mais livros para as escolas municipais.