Câmara Jovem de Corupá solicita implantação de Programa de Reciclagem no Município

por adm publicado 20/10/2022 15h29, última modificação 20/10/2022 15h29

Nesta quarta-feira (19), a Câmara Jovem de Corupá, realizou a terceira sessão ordinária desta legislatura, com a presença de oito dos nove jovens. Uma indicação foi apresentada pela vereadora jovem, Heloísa Cristina Melchert Borchardt, com o apoio dos demais vereadores, sugerindo ao Executivo Municipal, estudos de viabilidade para criar um programa para reciclagem junto a rede municipal de ensino.

A sugestão dos integrantes da Câmara Jovem de Corupá é, inicialmente, implantar o programa nas escolas do município, abrangendo alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O objetivo é promover a educação ambiental, através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, promovendo a inclusão social através da reciclagem e a conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.

A projeção é que aproximadamente 3 mil alunos sejam beneficiados no município e a sugestão é de oferecer uma premiação para a escola que mais se empenhar. A intenção é envolver toda a comunidade escolar - familiares, e não só alunos e profissionais das escolas. A indicação destaca que o programa de reciclagem deve trabalhar e oferecer gincanas e outras dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais, possibilitando aos alunos entender o caminho que percorre o lixo e conhecer o processo de descarte e reciclagem.

Para a operacionalização do programa, a indicação prevê que as unidades escolares deverão receber um contêiner de mil litros e funcionarão como Pontos de Coleta Seletiva para entrega voluntária de resíduos recicláveis. A vereadora jovem Heloísa Cristina Melchert Borchardt, autora da indicação, destaca que “o caminhão irá passar uma vez por semana em cada escola e a ideia é fazer com que a coleta seletiva gere conscientização e a comunidade escolar seja multiplicadora das informações recebidas”.

Na sessão desta semana, os integrantes da Câmara Jovem usaram camisas polo, confeccionadas especialmente para eles, com o nome de cada vereador jovem e o brasão da Câmara de Vereadores.