Câmara de Vereadores e prefeitura pressionam Rumo para acabar com derramamento de grãos na linha férrea em Corupá

por adm publicado 14/10/2021 13h50, última modificação 18/10/2021 10h23

Após inúmeras reclamações dos vereadores e tentativas da prefeitura em resolver o problema com a empresa, a Rumo, concessionária da malha ferroviária na nossa região, promete tomar uma atitude para resolver algumas situações em Corupá. Entre as situações reclamadas em sessões do legislativo pelos vereadores, a principal é o derramamento de grãos, mas também tem a questão do mato ao longo da via férrea e a água parada.

Na semana passada uma reunião on-line aconteceu na sala de reuniões da Câmara, envolvendo representantes da empresa em Curitiba, a presidente do legislativo, vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, os secretários de Saúde Felipe Fafaeli Rodrigues e de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Veríssimo Garcia e integrantes da vigilância sanitária no município. Ficou definido que a empresa enviaria um técnico à Corupá, para ver e apresentar uma solução aos problemas, o que aconteceu nesta quarta-feira (13), com a presença do auditor ambiental da Rumo, Felipe Zem. Durante a vistoria da comitiva integrada pelos secretários, a presidente do legislativo, vigilância sanitária e o vereador Benjamin Tamanini, feita em um trecho da ferrovia entre os bairros Bompland e João Tozini, passando pelo centro da cidade, ficou definido que a empresa fará um plano de ação em conjunto com a prefeitura, para resolver questões como derramamento de grãos, excesso de mato e o acúmulo de água parada ao logo do percurso, além de uma limpeza nas margens da linha férrea no trecho urbano do município.

Outra definição é que os técnicos da empresa farão uma vistoria em todos os vagões, para descobrir eventuais falhas que possam ter ocasionado o derramamento de grãos ao longo do trecho, maior reclamação da população, vereadores e prefeitura. “Pedimos às pessoas que se eventualmente observarem queda de grãos, que anotem o número do vagão ou da máquina e nos avisem pelo número da Defesa Civil, para que a Rumo possa realizar a reparação imediatamente”, informa o secretário Veríssimo Garcia. As mensagens por ser enviadas pelo WhatSapp, (47) 9122.4977. O Secretário Municipal de Saúde, Felipe Rafaeli Rodrigues, reforçou a preocupação demonstrada em encontros anteriores, quanto ao mau cheiro ocasionado pelo apodrecimento dos grãos, assim como a proliferação de roedores e animais peçonhentos. “Nós sabemos que onde há alimento em abundância, a tendência natural é atrair os roedores, que por sua vez, atraem as cobras, oferecendo risco à comunidade. Ficamos felizes com a atenção dos representantes da Rumo em solucionar o quanto antes estes problemas.”

A presidente do legislativo, vereadora Bernadete Hillbrecht, também ficou satisfeita com o resultado da conversa e confia na atenção que a Rumo dará para, não só resolver a questão, mas evitar que ela se repita. “Fazia tempo que isso não ocorria, mas podemos constatar que há muitos grãos ao longo da ferrovia e também o excesso de mato e água parada. Penso que ao apresentarmos os problemas, a resposta da empresa será rápida e eficiente”, observou.

Texto com informações da Prefeitura de Corupá