Câmara de Vereadores de Corupá faz sessão especial para marcar o Dia Internacional da Mulher

por adm publicado 08/03/2022 16h06, última modificação 08/03/2022 16h06

Câmara de Vereadores de Corupá faz sessão especial para marcar o Dia Internacional da Mulher

 

A Câmara de Vereadores de Corupá, realizou uma sessão especial nesta segunda-feira (7), para marcar o Dia Internacional da Mulher e prestou homenagem para duas mulheres com destaque na sociedade corupaense, uma do serviço público e outra da área social. Foram homenageadas a servidora pública aposentada Iris Pfutzenreuter Bernardes e a artesã e voluntária em serviços sociais Helga Suesenbach Berner.

         A sessão especial foi proposta pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), através de requerimento aprovado pelos demais vereadores em sessão ordinária, justificando que, “é uma forma de motivar, valorizar e enaltecer o papel da mulher da nossa sociedade”. Um público praticamente composto por mulheres acompanhou a sessão, que teve ainda a presença do vice-prefeito Cláudio Finta. A vereadora disse que estava feliz, lamentou ser a única mulher no legislativo e por isso também recebeu um ramalhete de flores do presidente da Câmara de Vereadores Benjamin Tamanini e de uma amiga. As homenageadas receberam placas alusivas ao dia e ramalhetes de flores.

         No discurso, Benjamin destacou a alegria em realizar a sessão e disse que as homenageadas representam todas as mulheres de Corupá, que de algum modo, já fizeram ou fazem muito pela sociedade e pediu uma salva de palmas. Helga Suesenbach Berner, artesã e voluntária em serviços sociais, disse que ficou surpresa com o convite e dedicou a homenagem para todas as mulheres que prestam algum serviço social. “Esse gesto ficará registrado na memória do coração, onde devemos guardar as sinceras manifestações de carinho que recebo no dia de hoje”, disse Iris Pfutzenreuter Bernardes, citando o nome de pessoas conhecidas na cidade com quem conviveu no serviço público. Ao encerrar a Sessão Especial, o vereador Benjamin Tamanini, destacou a alegria em realizar a solenidade e disse que “as homenageadas representam todas as mulheres de Corupá, que de algum modo, já fizeram ou fazem muito pela sociedade” e pediu uma salva de palmas. 

HISTÓRICO DAS HOMENAGEADAS

IRIS PFUTZENREUTER BERNARDES

NASCIDA EM CORUPÁ EM 28 DE NOVEMBRO DE 1953, FILHA DE FRITZ PFUTZENREUTER E MARIA PFUTZENREUTER (AMBOS IN MEMORIAN), CASADA COM ARNALDO BERNARDES, E MÃE DE  PÉTILA KAROLINE BERNARDES. INICIOU SEU TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL EM 1971, COM O ENTÃO PREFEITO ILTON STEINGRABER, SENDO SEU PRIMEIRO TRABALHO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL E JÁ NO ANO SEGUINTE 1972, COM O PREFEITO OTO ERNESTO WEBER ACUMULOU A FUNÇÃO DE BIBLIOTECÁRIA COM O SERVIÇO MILITAR. EM 1979 APÓS O ACIDENTE QUE CEIFOU A VIDA DO PREFEITO ENGELBERT OESCHLER, SENDO EMPOSSADO SEU VICE ADELINO HAUFFE FOI PROMOVIDA A TESOUREIRA ATÉ 1989, TÉRMINO DO MANDATO DO EX – PREFEITO ALBANO MELCHERT. DE 1989 NA GESTÃO DO PREFEITO ERNESTO FELIPE BLUNK, COM CERTIFICADO DE TÉCNICA CONTÁBIL, PASSOU A SER A CONTADORA RESPONSÁVEL DO MUNICÍPIO, RESPONDENDO ADMINISTRATIVAMENTE PELA CONTABILIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO. APOSENTOU-SE EM 1997 E CONTINUOU TRABALHANDO ATÉ 2008 NO MANDATO DO EX – PREFEITO CONRADO URBANO MULLER, QUANDO COMPLETOU 38 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO. TEM COMO A MELHOR COISA DO MUNDO A CASA COM SUA FAMÍLIA, EM CORUPÁ E BARRA VELHA ONDE PASSA TEMPORADA, DESDE QUE JUNTO AOS SEUS. CURTE O CAFÉ COM AS AMIGAS, NO RESGATE DE AMIGAS DA JUVENTUDE, COMO AS ATUAIS.

“O melhor lugar do mundo é a vida da gente.

No cantinho da gente.

Com as pessoas da gente.

Essa é minha melhor certeza"

 

Rosa De Saron Morais

 

HELGA SUESENBACH BERNER

NASCIDA EM CORUPÁ EM 08 DE ABRIL DE 1948, FILHA DE GERMANO SUESENBACH E DE HEDVIG SUESENBACH (IN MEMORIAN), CASADA COM LAURO BERNER, TEM 3 FILHOS SENDO ELES TÂNIA DAGMAR, SINARA E GUILHERME GERMANO. TEM 5 NETOS. SUA PROFISSÃO É CROCHETEIRA/ARTESÃ, QUE TEM COMO RENDA FINANCEIRA, SEUS CLIENTES SÃO DE CORUPÁ E JARAGUÁ DO SUL. ESCOLHEU A VIDA SIMPLES DE DONA DE CASA, MÃE E ESPOSA DEDICADA, REPLETA DE CONQUISTAS DIÁRIAS, PARA COM SUA FAMÍLIA.  EXPRESSA COM JEITO SIMPLES A CONSCIÊNCIA DA SUA MISSÃO E VOCAÇÃO QUE EM NENHUM OUTRO LUGAR SERIA TÃO DIGNA, AMADA, EFICIENTE E CHEIA DE VALOR QUANTO EM SUA CASA, COM A SUA FAMÍLIA. ISSO NÃO É SER MELHOR DO QUE NINGUÉM, APENAS SER FELIZ COM A SUA ESCOLHA. NA CONTRAPARTIDA DEDICA-SE AO TRABALHO SOCIAL VOLUNTÁRIO, NA PARÓQUIA LUTERANA DE CORUPÁ. DESDE 1995 É VOLUNTÁRIA E COORDENA O GRUPO DE IDOSOS GIRASSOL COM 180 INTEGRANTES, SENDO OS ENCONTROS MENSAIS, E MANTÉM UM GRUPO DE CANTO, DIRIGIDO PELA SENHORA LANE KROBOT. PARTICIPA DO GRUPO DE OASE GLADÍOLO, DO CORAL ECUMÊNICO, E FAZ PARTE DA PASTORAL DO IDOSO DO SÍNODO NORTE CATARINENSE. ATUANTE, NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, E ATUALMENTE PRESIDE O CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO.

-IMAGEM DA SESSÃO: Vereadores e homenageadas

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.