Câmara de Vereadores de Corupá aprova vacinação na primeira fase para professores e servidores de escolas

por adm publicado 25/03/2021 00h00, última modificação 13/05/2021 10h50

Os vereadores de Corupá, aprovaram a inclusão dos professores e servidores na primeira fase da Campanha Municipal de Vacinação (PMV), contra a Covid-19. A solicitação, através de indicação, foi apresentada pela presidente do Legislativo Corupaense, vereadora Bernardete Correa Hillbrecht (PSD) e aprovada por todos os vereadores. Agora, cabe ao Executivo Municipal aceitar ou não a sugestão do legislativo.

Conforme o Plano Nacional e Estadual de Vacinação da Covid-19, a imunização ocorre em quatro fases, sendo que na primeira estão sendo atendidos trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. Na segunda fase, a vacinação é para pessoas entre 60 e 74 anos. A terceira fase do Programa Nacional de Vacinação é destinada ao público com comorbidade que apresenta maior chance de agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras). Somente na quarta e última fase do PNV, é que estão incluídos os professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

A vereadora pediu a inclusão de todos os servidores das escolas municipais, estaduais e creches no Plano Municipal de Vacinação (PMV), podendo receber a primeira dose da vacina Sputinik, que deverá ser comprada pelo município através da Fecam (Federação Catarinense de Municípios). Bernardete afirma que um dos serviços públicos mais atingidos pela pandemia foi a educação, com aulas no ensino híbrido na educação infantil, ensino fundamental e médio. Afirma que é necessária a inclusão dos professores no PMV, para evitar problemas de saúde pública uma vez que a dinâmica de trabalho e sua natureza forçosamente implicam no contato direto dos professores com os alunos, mais ainda na Educação Infantil.